Heloísa Helena pede que CPIs não encerrem investigações

A senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) apelou, hoje, aos integrantes das Comissões Parlamentares Mistas de Inquérito dos Correios e do Mensalão para não interromperem as investigações sobre os 18 deputados que, de acordo com relatório parcial das duas comissões, devem ser processados por quebra de decoro parlamentar. Na opinião da senadora, é preciso ainda quebrar os sigilos bancário, fiscal e telefônico desses deputados para descobrir os destinatários finais do dinheiro – fato que ainda não ficou claro em alguns casos.

Heloísa lembrou que o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, ao qual cabe dar prosseguimento aos processos contra os deputados, não tem poderes para quebrar sigilos.

"O deputado José Borba (PMDB-PR), por exemplo, recebeu mais de R$ 1 milhão e é preciso saber se ele repassou dinheiro a algum deputado ou senador" destacou.

A senadora por Alagoas disse que o relatório aprovado em conjunto pelas CPIs foi apenas a primeira etapa da investigação. Ela alertou para o fato de haver "muitas conspirações de bastidores" contra a punição dos deputados e para a descoberta de mais envolvidos na corrupção, seja no âmbito do Legislativo, seja no Executivo.

"Nem todos são francos como o presidente da Câmara (Severino Cavalcanti) que, em declaração desastrosa, disse que os deputados poderiam receber somente uma advertência. Muitos outros são mais sofisticados e trabalham para livrar os culpados das punições que merecem" disse.

Heloísa Helena conclamou o povo brasileiro a não perder a esperança, mesmo diante da desmoralização do Congresso Nacional e da possibilidade de o presidente Lula ter cometido crime de responsabilidade por ter impedido, como acredita a parlamentar, o livre exercício do Poder Legislativo. A senadora acusou também o presidente de "ter rasgado" a Constituição Federal.

Para Heloísa, apesar do desalento que muitos devem estar sentindo, não é tempo de esmorecer na luta pela defesa dos mais pobres, "até para mostrar aos muitos que pereceram que valeu a pena lutar, mesmo perdendo", enfatizou a senadora por Alagoas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos