Cultura da mandioca recebe R$ 2,5 milhões em financiamentos

O BNB, por meio de suas agências em Arapiraca, Palmeira dos Índios e Penedo, em Alagoas, financiou cerca de R$ 2,5 milhões para a cultura da mandioca nos 14 municípios contemplados pelo Programa de Arranjos Produtivos Locais, beneficiando 1.109 pequenos produtores, no período de outubro de 2004 a agosto de 2005.

“Instituído pelo Decreto 2.077 de 30 de agosto de 2004 do governo do Estado, o Programa reúne forte aparato institucional, visando desenvolver um plano de ação no âmbito das vocações empresariais”, ressalta o agente de desenvolvimento da célula de desenvolvimento territorial no Estado de Alagoas, Auvanildo Araújo. O Banco do Nordeste, Sebrae, Embrapa, Universidade Federal de Alagoas, Adene e outros, fazem parte do programa.

Projeto APL Mandioca

Localizado no Agreste, o projeto tem como objetivo implantar o principal pólo nordestino de industrialização da mandioca, por meio dos produtores e beneficiadores, inseridos na região do agreste alagoano, com ênfase nos micro e pequenos empreendimentos, suas organizações cooperativas e associativas.

Diversas ações estruturadoras do ambiente econômico estão inseridas no Plano de Trabalho Territorial (PTT), distribuídas no Agreste (1), Agreste (2) e Agreste (3), sendo seus desdobramentos acompanhados sistematicamente pelos Agentes de Desenvolvimento, Auvanildo Araújo, José dos Santos Melo e Edler Ferreira.

Segundo Auvanildo Araújo, os produtores cadastrados no programa estão sendo beneficiados com eventos de capacitação, que prevêem a difusão de conhecimentos sobre atualização técnica da produção da farinha, organização produtiva, manejo da cultura e do solo, formação do preço de venda.

Nove unidades de avaliação de cultivares de mandioca estão sendo instaladas nos municípios onde foram identificadas as aglomerações produtivas priorizadas pelo Programa, tendo como meta melhorar a qualidade do produto, buscando competitividade no mercado.

Auvanildo Araújo afirma ainda que o crédito ficará melhor qualificado com a conclusão das obras da agroindústria da fécula, instalada nas proximidades da comunidade de Pau Ferro, município de Arapiraca, bem como com a instalação de uma classificadora e distribuidora central, a ser implantada nas imediações da fecularia. Os recursos são oriundos do Ministério do Desenvolvimento Agrário. “Com o fortalecimento do Arranjo Produtivo Local, outras empresas serão instaladas, o que podemos vislumbrar o atendimento com crédito comercial e serviços”, conclui.

Fonte: BNB

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos