Sesau realizará Conferência Estadual em Saúde do Trabalhador

A Secretaria Executiva de Saúde (Sesau) está coordenando diversas plenárias sobre saúde do trabalhador, preparatórias à Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e à 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador. Até o dia 30 de setembro os municípios alagoanos deverão ter concluído as conferências municipais, para que a etapa estadual possa ocorrer de forma satisfatória.

“É preciso que os gestores municipais e os secretários municipais de saúde atentem para a importância de realizarem as Conferências Municipais de Saúde do Trabalhador”, afirmou o gerente do Programa de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Alan Wagner Loureiro. O encontro estadual será realizado nos dias 21 e 22 de outubro, no Centro de Convenções de Maceió, e o nacional, de 9 a 12 de novembro em Brasília.

“Na etapa municipal das conferências, a população em geral poderá participar e discutir temas relacionados à saúde do trabalhador, a exemplo dos principais problemas, sugestões e propostas às condições de trabalho, prevenção de acidentes, avaliação dos serviços de saúde prestados aos acidentados”.

Ainda de acordo com o gerente do Programa de Vigilância em Saúde do Trabalhador, paralelamente aos preparativos das conferências, o setor está desenvolvendo um diagnóstico e mapeamento em relação às áreas de risco em saúde do trabalhador, considerando a incidência de acidentes e doenças do trabalho.

A coleta de dados está sendo feita junto aos hospitais-sentinela, banco de dados do Ministério do Trabalho e da Previdência Social e, em um trabalho pioneiro, com as equipes do Programa de Saúde da Família.

Os gestores ou secretários de saúde municipais que tiverem dúvidas quanto à importância da realização das conferências que deverão ser realizadas em seus municípios, poderão ligar para o setor de Saúde do Trabalhador da Seceratria de Saúde pelos telefones 3315-3921 ou 3315-2759.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos