Avião cai e mata mais de 100 pessoas na Indonésia

Um Boeing 737-200 da Mandala Airlines proveniente da cidade de Medan, na Indonésia, caiu hoje em uma zona residencial, segundos após levantar vôo, em direção à capital Jacarta. Das 116 pessoas à bordo, ao menos 101 morreram, e 15 foram retiradas com vida. Outras 30 pessoas que estavam no local onde o aparelho caiu morreram.

Autoridades indonésias chegaram a anunciar, nesta manhã, que todos os passageiros tinham sido mortos, e depois revisaram a informação. O jornal indonésio "The Jakarta Post" informa que seis pessoas sobreviveram à queda. A agência de notícias Associated Press afirmou que 15 pessoas que estavam no aparelho foram encontradas vivas no local, de acordo com o coronel da polícia Irawan Dahlan.

Antes, fontes da companhia aérea tinham informado que o avião transportava 117 pessoas –112 passageiros e cinco tripulantes, mas retificaram a informação. Alex Widjojo, porta-voz da empresa, disse que um passageiro não conseguiu embarcar no vôo.

Autoridades ainda não sabem informar o que teria provocado a queda do aparelho, que caiu sobre várias casas e uma rua bastante movimentada de Medan. A agência de notícias Antara afirmou que o avião teria se chocado com a fiação elétrica.

No local, vários bombeiros tentavam controlar o incêndio, que atingiu também várias casas e carros que estavam em solo, no local onde o avião caiu.

Residentes

Zainul Tahar, que coordena as equipes de resgate, afirmou que ao menos 30 residentes de Mehdan morreram na queda do aparelho, e dezenas de pessoas ficaram feridas.

Um dos passageiros que sobreviveram ao acidente, Rohadi Sitepu, disse que todas as pessoas que foram encontradas vivas estavam na parte traseira do avião.

"O avião decolou e logo depois começou a balançar, caindo em seguida. Havia fogo por toda parte", disse, à rede de TV Metro. "Tudo durou poucos segundos". Centenas de policiais, paramédicos e residentes locais ajudaram na retirada das vítimas.

O acidente desta segunda-feira foi precedido por vários outros envolvendo queda de aviões que ocorreram no mês de agosto –que teve o maior número de mortos registrado devido esse tipo de acidente desde maio de 2002. Ao menos 334 pessoas morreram em acidentes no Peru, Venezuela, Grécia e Tunísia.

O último acidente aéreo ocorrido na Indonésia foi registrado em fevereiro passado, quando 26 pessoas morreram na queda de um avião operado pela Lion Air.

Fonte: Folha Online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos