Ministério realiza levantamento nacional do transporte escolar

O levantamento definirá políticas para melhorar os serviços prestados
O levantamento definirá políticas para melhorar os serviços prestados

O Ministério da Educação realizará o primeiro levantamento nacional do transporte escolar. Os prefeitos devem enviar um relatório ao Ministério da Educação sobre a situação do transporte escolar do município.

O relatório também pode ser preenchido e enviado pela internet utilizando as páginas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação no endereço www.fnde.gov.br ou do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, no www.inep.gov.br.

O diretor de Programas e Projetos Educacionais, Luís Silveira Rangel, explica a importância do levantamento."Na verdade, o que a gente está buscando neste levantamento é aprofundar um trabalho que o Inep havia iniciado em 2003 para obter mais informações sobre custos, idade da frota, tipo de veículo utilizado. Como os estados e municípios estão gastando os recursos do transporte escolar, se está terceirizando o serviço ou aplicando em frota própria. Depois de concluída a pesquisa, vamos definir políticas de apoio para estados e municípios desenvolverem melhor o serviço", afirma o diretor.

Os dados sobre o levantamento nacional do transporte escolar serão utilizados para definir as ações no ano letivo de 2006.

Alagoas

Há quase quinze dias, moradores de vários loteamentos no bairro de Ipioca bloquearam a AL 101 Norte, em protesto por melhorias no transporte escolar para as crianças da região.

De acordo com Márcio Máximo, presidente da Associação de moradores de Ipioca, das 600 crianças e adolescentes matriculados em quatro escolas públicas de Paripueira, 400 sofrem com a precariedade do transporte, "que vem falhando há meses", denuncia.

A responsabilidade pelo transporte escolar é da Prefeitura de Paripueira, que alega falta de combustível. Entretanto, no dia seguinte ao protesto, a questão foi resolvida pela Secretaria Executiva de Educação, que reestabeleceu o transporte escolar na região.

Segundo a assessoria do secretário Maurício Quintella, as crianças e adolescentes são levadas por um ônibus disponibilizado pela secretaria, que percorre os sete quilômetros entre Ipioca e Paripueira.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos