Petrobras anuncia reajuste de 10% em gasolina e 12% no diesel

A Petrobras anunciou hoje um reajuste de 10% na gasolina e de 12% no diesel nas refinarias a partir da 0h deste sábado. Os percentuais não incluem ICMS (Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços).

Segundo a estatal, os preços da gasolina e do diesel sobre os quais incidem os aumentos anunciados incluem Cide e PIS/Cofins, mas não o ICMS. Os reajustes serão pagos pelas distribuidoras de combustíveis quando assumirem o produto nas refinarias.

A Petrobras estima que o impacto para o consumidor será menor porque os aumentos não incidem sobre os impostos nem sobre os 25% de álcool que é misturado à gasolina, nem sobre as parcelas de distribuição e revenda.

Será o primeiro aumento dos combustíveis em todo o ano de 2005. A estatal foi criticada por ter evitado repassar a volatilidade nos preços internacionais dos combustíveis para o consumidor brasileiro.

O preço da gasolina é formado por seis componentes diferentes entre si. Qualquer alteração em algum destes fatores traz reflexos no preço que o consumidor paga nas bombas.

A Petrobras afirma ter levado em conta para a definição do aumento o novo patamar de preços do petróleo com uma perspectiva de médio e longo prazos. Eles estão em linha com as premissas definidas no Plano Estratégico de manter parametrizados os preços dos derivados no mercado internacional.

Fonte: Folha Online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos