Escolas públicas têm até dia 19 para escolher livros para bibliotecas

Brasília – A partir deste ano, escolas públicas de todo o país vão poder escolher quais livros terão em suas bibliotecas. O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), do Ministério da Educação, passará a oferecer 15 diferentes opções de acervo às escolas. Além disso, os livros agora serão entregues para ficarem sob a guarda da escola, e não serão mais repassados diretamente para os alunos, como aconteceu no ano passado. O objetivo é ampliar o uso dos exemplares. Os livros distribuídos pelo programa incluem gêneros literários como crônica, poesia, contos, mitologia, lendas etc.

A diretora de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), Jeanete Beauchamp afirma que o ministério tomou a decisão de trabalhar com acervos de uso coletivo porque isso possibilita que as obras sejam lidas por mais alunos. "Diferentemente de um programa que entregava para cada aluno um livro de um autor, estamos optando por uma seleção de livros que serão usados coletivamente", explica.

Segundo Beauchamp, será encaminhada às escolas uma lista com 15 diferentes acervos de 20 livros cada um. Os acervos foram montados por uma equipe de professores de universidades públicas. "Os livros foram selecionados para contemplar esses vários gêneros literários", afirma.

O programa pretende distribuir cerca de 3,5 milhões de livros para 134 mil escolas públicas com séries iniciais de 1ª a 4ª ou 1ª a 5ª séries do ensino fundamental. Beauchamp afirma que o programa vai beneficiar 17 milhões de alunos. "Entendemos que a escola é um lugar importante para a leitura e um espaço privilegiado para a formação do leitor", diz.

A escolha dos livros pode ser feita na página do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação na internet. O endereço é http://parana.fnde.gov.br/pnbe_2005/.

Fonte: Radiobrás

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos