PT deve divulgar balanço parcial das eleições amanhã

O primeiro balanço parcial das eleições internas do PT deve ser divulgado às 12h desta segunda-feira. O resultado final, entretanto, deve sair somente no final da semana, segundo as expectativas mais otimistas.

As eleições internas do PT ocorrem neste domingo, até as 17h. Podem votar os cerca de 800 mil militantes do partido. Além da executiva também serão escolhidos representantes dos diretórios municipais e estaduais em 12 Estados, em um total de 4.683 cidades participantes.

A demora para contabilização dos votos pode ser explicada pela sistemática de apuração: cada diretório municipal conta os votos locais e envia a soma, que é centralizada nos diretórios estaduais.

Esses diretórios, por sua vez, remetem os resultados por fax, telefone e sedex (ou carta com envio confirmado) para o diretório nacional, na capital paulista, que faz a contabilização final. Os resultados também devem ser registrados em um sistema informatizado do comitê eleitoral, chamado "Sisped".

O comitê eleitoral afirma que o problema está nas votações em municípios remotos, notadamente nos Estados do Acre e do Amazonas, onde os meios de comunicação, muitas vezes, são precários.

Se nenhum dos candidatos atingir a quota de mais de 50% dos votos válidos, o estatuto do PT prevê um segundo turno, marcado para o dia 9 de outubro. O segundo turno também está previsto no caso de empate entre o segundo e o terceiro colocados, o que permite que três nomes disputem a presidência do PT em outubro.

A nova cúpula do PT assume a direção do partido no início de dezembro, quando a legenda realiza um encontro nacional. O presidente interino, Tarso Genro, defende que a posse da nova cúpula seja antecipada devido à crise política.

Fonte: da Folha Online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos