Quase metade dos desempregados do país têm entre 16 e 24 anos, aponta Dieese

Pouco mais de 46% dos desempregados são jovens entre 16 e 24 anos, aponta pesquisa do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômico (Dieese), em convênio com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), governos locais e Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com o levantamento, feito em seis regiões metropolitanas do país – Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Distrito Federal –, os integrantes dessa faixa etária correspondem a 24,4% da população acima de 16 anos.

O levantamento refere-se à situação encontrada em 2004, quando foi constatada a existência de 3,5 milhões de desempregados nessas regiões, dos quais 1,6 milhão de pessoas na faixa entre 16 e 24 anos de idade. De acordo com os dados, isso significa que 46,4% do universo de desempregados são jovens. Entre os ocupados, os jovens somam 3,1 milhões – ou seja, 20,8% do total em atividade, correspondente a 14,7 milhões de pessoas.

A pesquisa mostra ainda que a maioria da população juvenil está engajada na força de trabalho, quer na condição de ocupados ou na de desempregados. Dos 6,5 milhões de pessoas com idade entre 16 e 24 anos detectados, 4,7 milhões desenvolvem algum tipo de trabalho ou estão à procura de uma vaga no mercado.

Os dados mostram que a absorção deles varia nas seis regiões e, obviamente, a incorporação é mais expressiva onde o mercado de trabalho é mais dinâmico. Em São Paulo, a participação é de 76,7% em relação à População Economicamente Ativa (PEA); em Belo Horizonte, 71,8%; Porto Alegre, 70,3%; Distrito Federal, 68,5%; Salvador, 67,5%; e Recife, 58,5%.

Fonte: Radiobras

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos