Seagri e Codevasf distribuem 300 mil peixes em Penedo

A Várzea da Marituba, em Penedo, um dos maiores berçários do Nordeste, recebe amanhã, às 9h, mais 300 mil peixes – Curimatan Pacu, Tambaqui e Tilápia. A meta da Secretaria Executiva da Agricultura, Irrigação, Pesca e Abastecimento (Seagri) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevsf), é atingir, até dezembro, a marca de um milhão de alevinos (peixes jovens), mesmo número do ano passado.

Segundo Givaldo Júnior, coordenador de Pesca da Seagri, a Várzea da Marituba – que tem 10 mil hectares – é o principal berçário do Estado e responsável pela sub-existência de milhares de famílias ribeirinhas da região do Baixo São Francisco, principalmente de Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto. “O governo de Alagoas está trabalhando em parceria com a Codevasf para que esse, e outros projetos, como o Ipiúba, desenvolvido na Estação de Psicultura de Porto Real do Colégio, ofereçam uma forma de sobrevivência para as famílias ribeirinhas”, explica Givaldo.

Fábrica
O coordenador também destaca a parceria entre o Estado e a Codevasf na construção da fábrica de pescado, iniciada há 15 dias, em Penedo, que vai beneficiar outras famílias da região. Segundo o superintendente da Codevasf, Antônio Nelson, o projeto, orçado em R$ 598 mil, só foi possível graças à iniciativa do deputado Givaldo Carimbão e o reconhecimento do governador Ronaldo Lessa. “Pelo projeto o Estado entraria com 5% dos recursos, mas o governador reconheceu a grandeza e autorizou a complementação para que a obra seja mais um meio de garantir renda ás famílias de baixa renda da região do Baixo São Francisco”, complementa o superintendente, destacando que nos dois projetos, os municípios beneficiados também são parceiros.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos