Maceió sedia simpósio internacional sobre gestão de ecossistemas

Maceió está sediando o II Simpósio Internacional sobre Gestão Durável dos Ecossistemas “Prospectiva das Savanas, Cerrados, Caatingas e Tabuleiros Costeiros”. O evento foi aberto agora pela manhã no Hotel Ritz e tem por objetivo estudar gestão sustentável das zonas de savanas tropicais, a fim de melhorar a convivência humana nessa região.

O simpósio é uma realização da Ufal e conta com participação direta de representantes do governo do Estado, prefeitura, Embrapa, Ibama, Instituto Xingo, Codevasf e Sebrae. Além de palestras, a programação inclui uma visita à usina de Xingo e aos “sites” naturais agrícolas e industriais da região das caatingas do Sertão, que inclui os municípios de Água Branca, Delmiro Gouveia e Piranhas.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Arnóbio Cavalcante, representante do governo do Estado no evento, a proposta do segundo simpósio – o primeiro foi realizado na França – é discutir experiências na área de gestão sustentável para melhorar a convivência humana na região do semi-árido alagoano.

“Queremos acabar com a idéia de que a região da caatinga é inóspita, onde não possam ser desenvolvidos projetos de gestão sustentável”, disse, acrescentando que Alagoas tem a menor área de semi-árido do Nordeste. No simpósio, serão discutidos os problemas ecológicos, sociais e econômicos associados ao desenvolvimento sustentável da região.

No evento, serão apresentadas experiências concretas realizadas na região de savanas no Nordeste. Os impactos da exploração das caatingas sobre a Mata Atlântica e os ecossistemas aquáticos do rio São Francisco também serão discutidos.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos