Mais dois candidatos deverão se inscrever à disputa pela Presidência da Câmara

Mais dois deputados deverão registrar suas candidaturas à presidência da Câmara até as 18 horas de amanhã (27), totalizando nove nomes de concorrentes. A eleição está marcada para as 10 horas de quarta-feira (28), mas alguns dos inscritos poderão inclusive desistir da disputa e apoiar outro candidato. É o caso, por exemplo, de Ciro Nogueira (PP-PI), João Caldas (PL-AL) e Luiz Antônio Fleury (PTB-SP) – eles acertaram hoje que vão para a disputa com um único candidato. Segundo Nogueira, o candidato deve ser o que tiver maior viabilidade política e com maiores chances eleitorais.

O atual primeiro vice-presidente da Câmara, José Thomaz Nonô (PFL-AL), que pretende registrar sua candidatura à presidência da Câmara por volta das 12 horas, informou que ainda está buscando o apoio de alguns partidos, como PDT, PPS e PV. E que já conta com o apoio formal do PSDB e do Prona.

O deputado gaúcho Alceu Collares (PDT) já registrou seu nome, mas segundo Nonô, pode desistir da disputa, já que os três partidos deverão optar pelo candidato único. E o candidato do PMDB, Michel Temer (SP), que ainda não registrou sua candidatura, garantiu que não vai desistir da disputa.

Para o primeiro vice-presidente, com tantas candidaturas postas a "chance normal é que a decisão seja tomada em segundo turno". O candidato Aldo Rebelo também comenta que não será fácil uma decisão em primeiro turno. Ele conta com o apoio formal das bancadas do PT, do PSB e de seu partido, o PCdoB.

Para ser eleito em primeiro turno, o candidato precisará de obter no minimo 257 votos dos 513 deputados, ou seja, maioria absoluta.

Todos os candidatos à presidência da Casa defendem que se forem eleitos vão trabalhar para melhorar a imagem da instituição, procurar dialogar em todas as questões para buscar o consenso, a fim de acelerar as votações, e trabalhar em harmonia com os poderes Executivo e Judiciário.

Nonô disse que se for eleito uma das suas primeiras medidas será pedir uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para ver de que forma Executivo e Legislativo podem atender aos anseios da sociedade. Aldo garantiu que o compromisso "é com a restauração do pleno funcionamento da Câmara, do seu papel político, e com o restabelecimento da confiança da sociedade". E acrescentou que "tudo isso só é possível através de uma agenda que contemple o povo brasileiro".

Já registraram suas candidaturas os deputados Jair Bolsonoro (PP-RJ), Luiz Antônio Fleury (PTB-SP), João Caldas (PFL-AL), Francisco Dornelles (PP-RJ) e Ciro Nogueira (PP-PI). Se o deputado José Thomaz Nonô (primeiro vice-presidente) registrar sua candidatura serão três os membros da atual Mesa Diretora na disputa do cargo: Caldas é quarto secretário e Nogueira, segundo vice-presidente. Se um deles for eleito, estará aberta uma nova vaga na mesa.

O futuro presidente da Câmara, a ser eleito em votação secreta e em cédulas de papel, assumirá o mandato na própria quarta-feira e nele deverá permanecer até 2 de fevereiro de 2007, quando tomarão posse os deputados eleitos no ano que vem e será feita a nova eleição da Mesa Diretora.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos