Vereador quer UTI Móvel em shows de Maceió

O vereador Damásio Ferreira (PTdoB) dá entrada amanhã no protocolo da Câmara de Maceió em um projeto de lei que torna obrigatória a presença de uma UTI Móvel em todos os shows realizados na capital alagoana que tenha um público acima de cinco mil pessoas.

A iniciativa do projeto, segundo o vereador é proporcionar maior comodidade e segurança a quem vai assistir shows em Maceió. Além disso o projeto prevê que o custo de aquisição, instalação, manutenção e monitoração da UTI deve ser patrocinada pelas empresas promotoras dos eventos.

O projeto determina ainda que caberá aos órgãos municipais envolvidos na liberação dos projetos relacionados aos eventos, responsáveis pelas formas de escolha das unidades, critérios e possibilidades do uso do serviço com o fim exclusivo de oferecer aos clientes dos eventos, segurança no atendimento médico e salvamento de vidas.

O projeto fixa um prazo de 30 dias para que a lei entre em vigor a partir de sua aprovação pela Câmara e sanção pela prefeitura de Maceió. Se o prazo não for cumprido a pena fixada para os infratores é de 30 salários mínimos.

“A idéia do projeto é oferecer maior segurança e tranqüilidade aos participantes de shows ocorridos em Maceió com a permanência obrigatória de uma unidade de UTI Móvel para o atendimento de casos de emergência que possam ocorrer. Todos sabemos que recentemente uma vida foi ceifada por conta da falta de um atendimento médico de urgência”, afirma Damásio na justificativa de seu projeto.

O caso em referência foi a morte do jovem Davi Barros em junho durante os festejos juninos de São Miguel dos Campos, baleado por um amigo quando se preparava para voltar a Maceió.
Damásio Ferreira cita ainda o fato de que a indústria de shows em Maceió gera muitas riquezas para seus organizadores, mas o retorno oferecido para quem paga se dá apenas na manifestação do artista contratado.

“Vale ressaltar que, a forma de cada empresa realizar esse serviço fica a seu critério, podendo explorá-las comercialmente, se do seu interesse for. O nosso interesse é apenas garantir que os eventos de grandes aglomerações tenham obrigação de realizar e oferecer aos assistentes dos shows, atendimento rápido e gratuito”, completa o vereador.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos