Tartaruga-verde aparece morta na praia de Jatiúca

Alagoas 24 HorasAlagoas 24 Horas

Medindo 1,20 metros e pesando cerca de 150 kg, a Tartaruga-verde da espécie Chelonia Mydas apareceu morta agora a noite na praia de Jatiúca. Esta é a primeira vez que uma tartaruga deste tamanho aparece na orla de Maceió.

De acordo com o responsável pelo Núcleo de Fauna do Ibama em Alagoas, Júlio Botelho, a morte do animal se deu por afogamento uma vez que ele deve ter ficado presa em uma rede de pesca.

Segundo os levantamentos no local, a tartaruga está morta há mais ou menos dois dias. “Neste período do ano, que vai de setembro a fevereiro, é comum aparecer no litoral algumas tartarugas, porque é a fase de desova. Muitas delas morrem presas em rede de pesca”, explicou o engenheiro agrônomo.

A espécie Chelonia Mydas chega a pesar 235 kg e representa a maior tartaruga marinha de carapaça rígida. O litoral nordestino é um dos lugares preferidos para desova. Segundo o agrônomo, pela espessura do casco a tartaruga que apareceu na praia deve ter em média 60 anos, uma vez que sua espécie chega à 80 anos de idade.

Neste momento, o técnico do Ibama junto com o Batalhão Ambiental estão removendo a tartaruga para enterrá-la na praia do Sobral.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos