Termina amanhã prazo de inscrições para o concurso internacional de blogs

Os internautas têm até esta sexta-feira para inscrever seus blogs favoritos no concurso internacional The BOBs (The Best Of The Blogs). Os participantes concorrem a um notebook iBook G4 (melhor weblog) e a tocadores iPod Shuffle (demais categorias), ambos da Apple.

A competição organizada pela Deutsche Welle, que no Brasil conta com o apoio da Folha Online, está em sua segunda edição.

Até agora, mais de 1.000 páginas foram inscritas em 13 categorias: weblog, blog multimídia, podcast, Repórteres sem Fronteira (para aqueles engajados na liberdade de expressão) e weblog jornalístico –esta última é subdividida em nove línguas.

As páginas em português estão em quarto lugar na lista dos idiomas mais populares do concurso. Aquelas escritas em inglês lideram e são seguidas, nesta ordem, por blogs em chinês, francês, português, espanhol, persa, alemão, russo e árabe.

De acordo com a organização do concurso, têm mais chances aqueles que competem para o prêmio de melhor blog jornalístico –como essa seção é dividida por línguas, há menos concorrentes e mais chances de vitória. A mais concorrida é a categoria de melhor weblog.

Seleção

De 1º a 23 de outubro, um júri internacional formado por 12 jornalistas, pesquisadores de mídia e especialistas em blogs deve selecionar as páginas finalistas. Entre 24 de outubro e 20 de novembro –período em que os internautas podem votar no site do The BOBs– acontece a fase final da seleção. O resultado sai no dia 21 de novembro.

O representante brasileiro desse grupo internacional é André Lemos, diretor do Centro Internacional de Estudos Avançados e Pesquisa em Cibercultura, na Universidade Federal da Bahia.

Para decidir quais os melhores blogs, o júri considera a qualidade de conteúdo das páginas, qualidade lingüística, mensagem gráfica, apresentação, interação e inteligibilidade do site, entre outros itens.

Fonte: Folha

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos