Alagoas ocupa segunda posição no combate ao tabagismo

O estado de Alagoas foi homenageado com o segundo melhor trabalho do país no combate ao tabagismo em locais públicos.

A informação é da Coordenação Geral de Vigilância Sanitária (Covisa) da Secretaria Municipal de Saúde, que participou de Oficina para promoção de ambientes livres do tabaco, nos dias 22 e 23 de setembro, em Brasília.

A homenagem foi prestada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), que elegeu Distrito Federal e Sergipe com o 1º e 3º melhores trabalhos, respectivamente.

A Lei 9.294/96 adverte que é proibido o uso de cigarro, cachimbos, charutos ou produtos semelhantes em ambientes coletivos.

O coordenador da Covisa, Ednaldo Balbino da Silva, fala do empenho das entidades que atuam no combate ao tabaco no que diz a aplicabilidade da lei. “Não foi à-toa que o Estado obteve esse título. Estamos trabalhando ativamente para melhorar os ambientes, com a inclusão de áreas isoladas” afirma Ednaldo Babino, acrescentando que o avanço já pode ser visto nos “fumódromos” instalados em restaurantes, shoppings, bingos e aeroporto.

“Nós pretendemos dar continuidade ao cumprimento da lei. Nosso próximo passo será o acompanhamento das boates, quanto a utilização de equipamentos que melhorem a qualidade do ar, como exaustores. Em seguida, verificaremos se os estabelecimentos estão respeitando à sinalização nos ambientes abertos”, informa Balbino.

No Brasil, existem 30,6 milhões de fumantes acima de 15 anos, dos quais 18,2 são compostos de homens e 12,4 mulheres. A fumaça que sai do cigarro possui 4 700 substâncias tóxicas. Dizem os dados do Inca.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos