Curso apresenta comércio internacional para universitários alagoanos

Estudantes do curso de Comércio Exterior participa, daqui a pouco, de um mini curso sobre exportação, no auditório da Faculdade de Alagoas – Jaraguá. O curso faz parte do Projeto Caravana do Exportador, em que várias instituições de exportação apresentam as primeiras informações sobre o comércio internacional para micro e pequenos empresários.

Nesta etapa, serão vinte universitários de três faculdades particulares da capital que prestarão consultoria às empresas das cidades visitadas pela Caravana. Segundo o diretor de Desenvolvimento e Promoção da SEICS, Edmundo Accioly, com estas palestras, os estudantes terão maior conhecimento de como implantar e desenvolver a atividade exportadora em micro, pequena e médias empresas.

"O curso é necessário para que todos os alunos tenham a mesma noção, já que são de três faculdades diferentes. Um dos objetivos é nivelar o conhecimento e o desenvolvimento das ações", aponta o diretor.

Esta ação conta com a presença do assessor técnico do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Eduardo Weaver; do assessor da Receita Federal de Alagoas, Leopoldo Souza, e da assessora do Banco do Nordeste, Solange Maria Neves.

Eduardo Weaver mostrará o histórico das ações e dos programas de cultura exportadora como Redeagentes, ENCOMEX, Aprendendo a Exportar e outros. Primeira Exportação é um novo projeto que será apresentado aos estudantes e que ele irá detalhar como funciona: metodologia, comitê gestor e apresentação dos formulários.

Serão também aprofundados assuntos já estudados em sala de aula para planejar a inserção da empresas no mercado internacional, com as seguintes divisões: fases do projeto; pesquisa setorial; pesquisa e seleção de mercado; ferramentas eletrônicas; concorrência e adaptação do produto.

O curso é uma iniciativa da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SEICS), através do Programa Estadual de Exportação.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos