MEC divulga número de vagas para o ProUni

A partir de amanhã, o Ministério da Educação (MEC) estará anunciando a relação de vagas por cursos e turnos nas Instituições de Ensino Superior que aderiram ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Os interessados devem fazer a inscrição pela Internet (www.mec.gov.br/prouni), no período de 21 de novembro a 14 de dezembro. Para concorrer às vagas, os estudantes devem preencher alguns pré-requisitos, como ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e apresentar renda familiar per capita de até três salários mínimos.

Além dessas exigências, os candidatos precisam obedecer ainda a um dos seguintes critérios: ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em uma unidade de ensino privada; ser portador de necessidades especiais (independentemente do tipo de estabelecimento no qual estudou) ou atuar como professor na rede pública de educação básica, no efetivo exercício do magistério, desde que deseje ingressar em curso de licenciatura ou pedagogia. Neste caso, não há a exigência da renda familiar.

Para a gerente do Programa de Tecnologias Educacionais da Secretaria Executiva de Educação (PTE/SEE), Sônia Azevedo, o ProUni contribui para corrigir as distorções sociais no País, onde apenas 9% dos jovens de 18 a 24 anos conseguem ingressar no ensino superior. “Ele cria condições e facilita o ingresso de estudantes carentes nesse nível de ensino”, acredita a gerente.

Na primeira edição do programa, realizada no ano passado, o MEC ofereceu 112.416 bolsas em todo o País, sendo 72.016 integrais e 40.400 parciais em 1.131 instituições privadas. Em Alagoas, o programa possibilitou o ingresso de 414 alunos de baixa renda a cursos superiores de sete instituições credenciadas.

Inscrições

Caso o aluno não tenha acesso à Internet, poderá procurar qualquer uma das instituições de ensino credenciadas no programa, que devem colocar seus computadores à disposição dos candidatos. As informações sobre o local mais próximo da sua residência onde poderão efetuar as inscrições podem ser obtidas através do telefone 0800-616161.

Segundo Sônia Azevedo, os interessados também podem se dirigir a quaisquer escolas estaduais que possuírem laboratório de informática com acesso à lnternet, os Núcleos de Tecnologia Educacionais, em Maceió ou Arapiraca e os pontos de funcionamento do Governo Eletrônico de Atendimento ao Cidadão (Gesac), oferecido pelo governo federal e pelo Projeto Porta Aberta, disponível nas escolas da rede pública estadual que desenvolvem o Projeto Jovem Empreendedor da Escola Pública (JEP).

Para preencher a ficha de inscrição, o estudante deve ter na mão os seguintes dados: número da inscrição do Enem, número do CPF, dados sobre a família – pessoas que moram na mesma residência do aluno e usufruam da mesma renda, renda bruta da família (pensões, salários, aposentadorias e benefícios sociais), opção de bolsa e nome do curso e da instituição onde pretende estudar, podendo indicar cinco opções.

Funcionamento

O ProUni concede bolsas integrais aos estudantes que possuem renda familiar per capita não superior a 1,5 salários mínimos. Os candidatos que apresentarem renda de 1,5 a 3 salários mínimos por família concorrem a bolsas parciais. O calendário do MEC prevê que até 16 de dezembro deve ser divulgado o nome dos beneficiados.

Os resultados obtidos pelo estudante no Enem são essenciais para que conquiste a bolsa, uma vez que a classificação é feita de acordo com a média das notas alcançadas nas provas de conhecimentos e redação do Exame. Esta pré-seleção é enviada às instituições de ensino credenciadas, onde são conferidos os dados fornecidos pelos alunos. Caso algum não corresponda à realidade, será convocado o próximo aluno, dentro da ordem de classificação.

Uma novidade do programa em relação ao ano passado é que a bolsa-permanência. No dia 23 de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou medida provisória que garante ajuda financeira de R$ 300 mensais aos bolsistas que estudam em regime de tempo integral. A medida visa ao custeio de transporte, alimentação e material didático. No primeiro semestre de 2006 serão atendidos 3.654 estudantes do curso de medicina.

Fonte: SEE

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos