Ministério do Desenvolvimento lança projeto em Alagoas

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) lançou hoje o Primeira Exportação, um projeto nacional, aqui no Estado. O lançamento do Primeira Exportação dá início a segunda fase do programa Caravana do Exportador criado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SEICS), que leva aos micro e pequenos empresários dos municípios alagoanos conhecimento sobre o comércio internacional e como iniciar este processo de comercialização.

Nesta atividade, além de técnicos da SEICS, representantes das entidades parceiras apresentam palestras, explicando quais os procedimentos necessários para exportar os produtos alagoanos.

O assessor do MDIC, Eduardo Weaver, que veio a Alagoas para lançar o projeto está conluindo um curso de nivelamento com os acadêmicos de Comércio Exterior de três faculdades particulares da capital. Estes vão realizar ações de consultoria nas empresas, dos municípios visitados pela Caravana do Exportador, adaptando-as para a comercialização fora do país.

"Serão 16 empresas, sendo cada uma atendida por um acadêmico responsável para apresentar relatórios das ações realizadas ao comitê gestor do projeto, presidido pela SEICS e composto por Sebrae, FIEA e Faculdade de Alagoas (FAL), com o apoio das demais entidades parceiras, que terão a função de gerenciar o trabalho exercido pelos agentes, no caso de Alagoas os universitários, que farão o acompanhamento", explica Eduardo Weaver.

Eduardo Weaver ainda esclarece que os universitários vão ter papel importante, pois eles estarão bem próximos aos empresários, sendo responsáveis para motivá-los e orientar neste segmento. O primeiro passo será a implantação do plano de internacionalização, que faz a identificação de produtos exportáveis, situação da empresa, se está adequada para exportar e depois uma pesquisa de possível mercado.

Este é instrumento que vai aproximar mais os micro e pequenos empresários da cultura exportadora, afirma o assessor do MDIC, e isso sem oferecer nenhum custo a estes. Eduardo Weaver lembra que os acadêmicos passarão por um treinamento mais intenso, que acontecerá no período de 24 a 29 deste mês. As empresas participantes serão definidas em reunião junto com as entidades parceiras e os representantes das faculdades.

"A Caravana já funciona como disseminadora da cultura exportadora, e agora mais ainda com o projeto Primeira Exportação, que garante apoio ao empresário que tem interesse em comercializar lá fora", aponta o secretário de indústria, comércio e serviços, Alberto Cabús. Ele ainda destaca estas ações como sendo um dos principais motivos pelo bom desempenho da exportação alagoana que registrou um aumento de 46%, do início do ano até o mês de agosto, em relação ao mesmo período do ano passado.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos