Viçosa promove o I Festival do Inhame do Vale do Paraíba

A bela cidade de Viçosa, um dos berços da cultura alagoana, comemorou na quinta-feira, 174 anos de emancipação política. Dentro da programação festiva, acontece hoje, o I Festival do Inhame do Vale do Paraíba.

A promoção do evento é do Grupo de Impulsão de Projetos de Agronegócios do Vale do Paraíba (Guia), em parceria com o Fundo de Microcrédito do governo do Estado (Funcred), Secretaria da Agricultura, Banco do Nordeste, Sebrae e prefeituras dos municípios que compõem a microrregião do Vale do Paraíba – Atalaia, Capela, Cajueiro, Mar Vermelho, Paulo Jacinto, Chã Preta, Quebrangulo e Viçosa.

Segundo o presidente do Guia, José Galba Rocha, o objetivo do festival é promover a integração da região através da mobilização dos pequenos produtores, e difundir a culinária à base do inhame elevando aspectos gastronômicos e culturais a exemplo do artesanato, forró-pé-serra e banda de pífanos; fortalecer as parcerias e discutir os novos mercados que possibilitem a geração de emprego e renda.

A idéia é fazer um festival itinerante, em todos os municípios da região do Vale do Paraíba, tendo como base as datas comemorativas locais. O II Festival, por exemplo, já tem data marcada: será dia 02 de dezembro, em Paulo Jacinto, durante as comemorações da emancipação política do município.

Por meio do Funcred, o governo do Estado firmou convênio com o Guia, recentemente, para o repasse de recursos destinados à capacitação dos agricultores segundo orientações técnicas decorrentes da implantação das unidades demonstrativas, divulgação de novos modos de consumo do tubérculo, promoção do associativismo e cooperativismo visando promover uma melhor organização dos micro e pequenos produtores rurais, além de estimular o beneficiamento da produção a fim de agregar valor ao produto para a melhoria da comercialização.

“O apoio que estamos dando é uma demonstração de que o governo do Estado acredita nesse projeto para a geração de emprego e renda nos municípios da região do Vale do Paraíba”, destacou a secretária gestora do Funcred, Genilda Leão.

O Guia é uma organização não-governamental, que tem como linha de atuação desenvolver um sistema de produção, beneficiamento e comercialização para a atividade de cultivo do inhame na região do Vale do Paraíba, a fim de observar e divulgar novas tecnologias para a cultura do inhame.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos