Interior ganha reforço do governo para o combate à aftosa

Como mais uma iniciativa do governo de Alagoas para ajudar o Estado a sair da zona de risco desconhecido para a aftosa, a sede da Secretaria Executiva de Agricultura foi transferida para o município de Porto Calvo. A medida visa elevar os índices de vacinação e declaração da região norte de Alagoas, por meio da conscientização dos grandes e pequenos criadores.

“Nós queremos mostrar a responsabilidade que o governo do Estado está trazendo para si, por meio da Secretaria de Agricultura. Estamos formando parcerias com os prefeitos, secretários municipais e com os próprios criadores, porque não adianta tentarmos de tudo se o criador não estiver consciente da sua responsabilidade”, afirmou o secretário executivo de Agricultura, Kleber Torres.

Uma solenidade realizada na manhã de terça-feira, na sede da prefeitura, marcou o início das atividades da secretaria no município e contou com a presença do prefeito Carlos Eurico (Kaika); do diretor de Defesa Animal da Secretaria de Agricultura, Hibernon Cavalcante; do superintendente do Ministério da Agricultura, Antônio Vieira; políticos e líderes do setor rural alagoano.

Após a solenidade, técnicos da secretaria visitaram um assentamento e efetuaram a vacinação do gado. Foram esclarecidos pontos importantes para que se alcance a imunização dos animais, como a conservação da temperatura das vacinas, assepsia e como se deve aplicar a vacina, entre outros pontos. A equipe permanece no município até esta sexta-feira.

Hibernon Cavalcante também aproveitou para lembrar que os criadores têm até 10 dias, após a vacinação, para declarar seu rebanho. O superintendente do Ministério da Agricultura.

Antônio Vieira falou sobre a responsabilidade da fiscalização e da necessidade de mais recursos para a campanha. “O governo do Estado, gestor do programa, executa as ações de combate à febre aftosa. Nós, do Ministério da Agricultura, repassamos recursos, via convênio, que não são tão vultuosos como o programa precisa”, afirmou Antônio Vieira.

Durante a permanência da equipe no município, estão sendo promovidas palestras para informar e tirar dúvidas dos criadores. Até na sala de aula o assunto é discutido.

Segundo a veterinária Rosângela Albuquerque, professores da rede municipal e estadual estão fazendo um trabalho de conscientização com seus alunos e, com isso, espera-se que os pequenos criadores, aqueles que tenham até 10 animais, possam despertar para a necessidade de erradicar a aftosa. Agentes da secretaria também deverão visitar as propriedades com o mesmo intuito.

Nesta segunda etapa da campanha, a Secretaria Executiva de Agricultura tem adotado algumas medidas, como a manutenção de técnicos nos locais de vendas de vacinas, distribuição gratuita de vacinas para pequenos criadores e, agora, a instalação do órgão na região norte.

Todas estas medidas objetivam ajudar Alagoas a alcançar a marca de 80% de animais vacinados e declarados, uma das exigências do Ministério da Agricultura para reclassificar o Estado, e afastar de vez a possibilidade de sofrer sanções econômicas que impeçam a exportação de produtos não só de origem animal, mas até mesmo a cana-de-açúcar.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos