Desmanche de veículos virou negócio em Alagoas

Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos registrou três vezes mais ocorrências em 2005

Elaine RodriguesMais de 100 veículos recuperados estão na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos

Mais de 100 veículos recuperados estão na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos

Os carros populares deixaram de ser os mais almejados pelos motoristas para se tornarem o sonho de consumo dos assaltantes. Até o início deste mês, a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos registrou 850 ocorrências, um número bastante superior ao do ano passado, quando aconteceram 267 roubos e furtos a veículos em todo o Estado.

Segundo o chefe de operações da delegacia, Eliel Paranhos, entre os veículos roubados este ano, apenas 345 foram recuperados pela polícia. “Depois do assalto ou roubo, o veículo é levado para um local escondido, como um canavial, onde ele é depenado, para que as peças sejam vendidas em alguma oficina ou ferro-velho”, explicou.

O aumento no número dos registros não é somente em Maceió, mas também no interior. No ano passado, foram roubados 244 veículos na capital e 23 no interior. Já em 2005, até o dia 10 de outubro, foram 643, em Maceió, e 207, no interior, o que caracteriza o aumento de 90% de ocorrências fora da capital.

De acordo com os registros da delegacia, os carros mais procurados são os populares, como o Uno, Gol, Celta e Pálio. “Há pouco tempo, achamos uma Parati, totalmente depenada, em um canavial. Isso acontece porque, hoje em dia, é menor a prática de adulterar o chassi, já que a polícia está atuando e prende em flagrante. Mas depenando, eles conseguem vender as peças, até enganando pessoas de boa fé”, revelou Paranhos.

Assaltos

Há uma semana, dois homens armados levaram o carro do estudante de Direito A.L.L., quando ele e sua irmã deixavam um amigo em casa, próximo ao Shopping Farol. O assalto ao Corsa, de cor preta e quatro portas, ocorreu quando o amigo descia do carro.

“Os homens armados pediram que eu saísse e deixei tudo, inclusive minha carteira e documentos, que depois foram achados e devolvidos, pela polícia”, afirmou A.L.L, que não quis se identificar com medo de represálias.

Logo depois do assalto, foi prestada queixa na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e feito o boletim de ocorrência, mas o carro ainda não foi encontrado.

“Nós fomos na Polícia Rodoviária Federal e eles informaram que, durante a semana, a média é de três carros roubados por dia, já no final de semana, o número aumenta para sete”, disse a vítima do assalto.

Para Eliel Paranhos, a polícia consegue prender muitos criminosos por roubo e receptação de veículos, mas existem muitas gangs de fora, que atuam no Estado.

“Hoje, temos dois presos na delegacia e, no mês passado, mandamos cinco para o presídio, mas sabemos também que muitas gangs vêm de outros Estados, como Sergipe e Pernambuco”, analisou.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos