V Conferência Estadual de Assistência Social terá abertura amanhã

A Secretaria Executiva de Inserção e Assistência Social e o Conselho Estadual de Assistência Social promove nesta quarta e quinta-feira, a V Conferência Estadual de Assistência Social. O evento, que será realizado no Centro de Convenções da Escola de Magistratura de Alagoas, no Farol, tem como objetivo principal discutir o Sistema Unificado de Assistência Social (SUAS) e as deliberações dos municípios alagoanos.

O SUAS tem a finalidade de organizar todas as ações da área, como deveres do Estado e direitos do cidadão, à luz da Constituição Federal de 1988 e da Lei da assistência social, com o intuito de combater a miséria e promover a inclusão social.

A expectativa é que cerca de 400 pessoas participem da conferência, entre elas, 224 delegados e 176 convidados. Dos 102 municípios alagoanos, apenas dois não irão participar – Paripueira e Porto de Pedras – pelo motivo de não terem realizado a conferência municipal.

O encontro contará com a presença do secretário executivo de Inserção e Assistência Social e presidente do conselho, Jurandir Bóia, autoridades estaduais e municipais, representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ministério Público, instituições e entidades da sociedade civil que fazem interface com as ações de programas de Assistência Social do governo.

A abertura da conferência está marcada para as 9h, da quarta-feira. Às 10h, haverá a leitura do regimento da conferência e em seguida a palestra “SUAS – Plano 10”, ministrada por Vânia Lúcia Leite.

Às 11 horas, será realizada a mesa redonda “Política de Assistência Social, Territorialização e Exclusão Social”, com a participação de Cristiano Montenegro e Terezinha Falcão. A partir das 14h, a professora Maria da Graça irá proferir palestra referente à rede sócio-assistencial e, às 15h, serão realizados grupos de trabalho.

Na quinta-feira, a partir das 9h, haverá a plenária para apresentação do resultado dos trabalhos dos grupos e às 11h30, será realizada a eleição de delegados e aprovação de moções.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos