Líder de acampamento do MST em Pernambuco é assassinado com 14 facadas

O líder do acampamento Maiada dos Cavalos, Antônio José dos Santos, do Movimento dos Trabalhores Rurais Sem Terra (MST), foi espancado e assassinado com 14 facadas na madrugada de hoje.

Após quatro anos de luta, os sem-terra haviam conseguido, na sexta-feira (28), a posse de 466 hectares em Tacaimbó, no agreste pernambucano, a 169 quilômetros de Recife. Eles comemoravam a vitória quando ocorreu o assassinato. De acordo com a assessoria de imprensa do MST, a polícia informou que uma testemunha, o dono de um bar, afirmara que Antônio estava bêbado: "É natural que ele estivesse comemorando o recebimento da posse da terra, depois de quatro anos de acampamento, e isto não justifica o crime".

Ainda segundo a assessoria, os fazendeiros vinham dizendo na cidade, que "aqui não cabe sem-terra" e que se eles conseguissem a área, iriam "sofrer as conseqüências".

Em uma semana, este é o terceiro crime contra os sem-terra na região. Na última quinta-feira (27), foi assassinado em Itaíba o coordenador regional do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), Anilton Martins da Silva, com 18 tiros na cabeça, segundo o MST. De acordo com a secretaria de Direitos Humanos do estado, foram 10 tiros.

E na noite da sexta-feira, pistoleiros encurralaram 40 famílias na cidade de Altinho. Os disparos obrigaram as famílias a se refugiarem em suas casas. Não houve vítimas e a polícia só chegou ao local na manhã do seguinte. Os pistoleiros fugiram.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos