Renan abre Seminário Nacional Interlegis em Maceió

Alagoas24horasPresidente do Senado abre seminário Interlegis em Maceió

Presidente do Senado abre seminário Interlegis em Maceió

O presidente do Senado, Renan Calheiros, e o Diretor Nacional do Interlegis, senador Efraim Morais, farão, daqui a pouco, a abertura oficial do 4.º Seminário Nacional Interlegis, no Centro de Convenções de Maceió.

O evento reunirá parlamentares e servidores do Legislativo de todo o país para debater democratização, aprendizado e transparência nas ações do Poder em suas esferas nacional, estadual e municipal.

Um dos destaques do Encontro será a assinatura do protocolo de intenções técnico-cultural entre o Senado e a Assembléia Legislativa de Alagoas, para criar a Escola do Legislativo no Estado.

O objetivo da Escola é oferecer capacitação, formação e reciclagem para os quadros funcionais das Assembléias estaduais, que passarão a ser replicadoras de conhecimento para os municípios. A Assembléia de Alagoas será a 22.ª a aderir à iniciativa do Senado.

Interlegis

Criado em 1997, por meio de um convênio firmado pela Secretaria Especial de Informática do Senado Federal (Prodasen) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Interlegis tem como objetivo modernizar e integrar o Poder Legislativo brasileiro, interligando o Congresso Nacional, as 26 Assembléias Legislativas, a Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Tribunal de Contas da União e 80% das Câmaras municipais.

Projeto pioneiro em nível internacional, o Interlegis é apontado pelo BID como referência mundial para modernização do Poder Legislativo. A experiência acumulada pelo Programa vem despertando o interesse de parlamentos de diversos países. Neste ano, o Interlegis já recebeu visita de comissão do parlamento russo, ajudou a promover convênio de cooperação entre os Senados brasileiro e argentino e tornou disponível o acesso a educação a distância em países africanos de língua portuguesa.

Fonte: Agência Senado

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos