Autoridades lotam Centro de Convenções na abertura do Interlegis

Diversas altoridades políticas participaram hoje, do IV Seminário Nacional Interlegis, entre eles o prefeito Cícero Almeida, senador Renan Calheiros (PMDB), presidente do Congresso Nacional, o deputado Celso Luiz (PMN), presidente da Assembléia Legislativa, além do senador Efraim Moraes (PFL/PB), presidente da CPI dos Bingos. A Seminário está sendo realizado no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, em Jaraguá.

O Interlegis é um programa desenvolvido pelo Congresso Nacional, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal e de promoção da maior transparência e interação desse Poder com a sociedade.

Durante o evento será assinado um protocolo de intenções entre o Senado e a Assembléia Legislativa de Alagoas para instalação da Escola do Legislativo em Maceió, que terá como função oferecer capacitação, formação e reciclagem para os quadros funcionais dos legislativos. Toda escola tem um projeto pedagógico, com cursos na área de informática, processo legislativo, técnica legislativa, administração legislativa, cerimonial, orçamento público, atendimento, licitações e contrato.

No universo dos 5.561 municípios brasileiros, o Interlegis conta atualmente com 4.097 câmaras municipais participantes, das quais 2.679 já conveniadas e 3.015 com o kit de informática já instalado. Só este ano, mais 441 câmaras aderiram ao programa e 131 kits foram distribuídos, o que significa um número relevante para o trabalho do programa. Ainda não participam do programa 1.146 câmaras.

Durante a realização do seminário, que será encerrado amanhã, diversos temas serão tratados por especialistas, através de palestras proferidas, pela professora Aldayr Brasil Barthy, da Universidade de Brasília, especialista em trabalhos com a comunidade e pesquisadora do Centro de Referência, Estudos e Ações sobre crianças e adolescentes (Cecria); do presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, vereador Ricardo Nezinho (PTdoB); de Elga Maria Teixeira Lopes, diretora de Planejamento e Modernização Administrativa do Senado Federal; e da jornalista Eliane Catanhede, diretora da sucursal da Folha de São Paulo em Brasília (DF). A abertura do IV Seminário Nacional Interlegis reuniu cerca de 500 participantes, entre deputados, vereadores e servidores dos poderes legislativos de todo o Brasil.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos