Alagoas implanta os primeiros Núcleos de Promoção de Saúde

Os componentes dos primeiros Núcleos de Promoção de Saúde (Nups) que estão sendo implantados em 12 municípios alagoanos tomarão posse na próxima segunda-feira. A solenidade ocorrerá durante a realização do seminário que vai tratar da política nacional de promoção da saúde e de sua implantação no Estado.

O evento terá início às 9h, no auditório do Hotel Enseada, na Pajuçara, com uma mesa-redonda seguida de debate onde vão ser discutidos temas como a política de prevenção de acidentes e violência, a situação da saúde do adolescente e a implantação da política de promoção de saúde em Alagoas.

Às 13h30, será apresentada a conferência “Política nacional de promoção da saúde”, pela técnica representante do Ministério da Saúde, Adriana Castro. A posse dos membros dos Nups municipais vai acontecer às 16h. Cada Nups é composto, em média, por seis membros das secretarias de Educação, Saúde e Ação Social. Todos os projetos desses municípios que tenham interface com essas áreas passam a ser planejados e executados por esses núcleos.

Conforme expôs a coordenadora do Nups estadual, a implantação dos núcleos nos municípios faz parte das diretrizes do SUS que prevêem as ações de promoção de saúde como estratégia para diminuição de vários índices. Entre eles a mortalidade entre crianças com mais de cinco anos e adolescentes por violências intencionais e não intencionais (acidentes), tabagismo, hipertensão, diabetes, câncer – que são chamadas doenças de agravos não transmissíveis – e também as transmissíveis como Aids, tuberculose, hanseníase e as de transmissão hídrica.

O trabalho dos Nups municipais terá a assessoria dos técnicos do estadual e será realizado junto aos usuários das unidades de saúde e à comunidade escolar de acordo com as necessidades dessas populações. “Para isso, vão ser usadas estratégias que gerem mudanças de hábitos”, disse Mércia Lamenha mostrando que o trabalho não é só passar a informação, é mobilizar as pessoas para que adquiram e incluam hábitos mais saudáveis no cotidiano de suas vidas.

Municípios que vão implantar Nups – Anadia, Barra de São Miguel, Campo Alegre, Coqueiro Seco, Coruripe, Feliz Deserto, Jequiá da Praia, Junqueiro, Marechal Deodoro, Santa Luzia do Norte, São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos