Festival de Inhame movimenta Paulo Jacinto

O município de Paulo Jacinto já está preparado para a realização do I Festival do Inhame do Vale da Paraíba, apoiado pelo Fundo de Microcrédito do Governo do Estado (Funcred).

O evento é promovido pelo Grupo de Impulsão de Projetos de Agronegócios do Vale do Paraíba (Guia), neste tarde, na rua Floriano Peixoto, em Paulo Jacinto. O festival ocorre dentro das programações festivas do município, que comemora a Emancipação Política.

O objetivo é promover a integração da região do Vale do Paraíba, através da mobilização dos pequenos produtores, além de difundir a culinária à base de inhame elevando aspectos gastronômicos e culturais a exemplo do artesanato, forró pé-de-serra e banda de pífanos; fortalecer as parcerias e discutir os novos mercados que possibilitem a geração de emprego e renda.

Segundo informou o presidente do Guia, José Galba Rocha, o I Festival do Inhame do Vale do Paraíba acontece de forma itinerante, em todos os municípios da região, tendo como base as datas comemorativas locais. A primeira etapa foi em Viçosa, durante a emancipação política daquele município. “Agora é a vez de Paulo Jacinto, e assim sucessivamente”, explicou Galba,

Na etapa de Paulo Jacinto, há estandes com exposição de trabalhos relativos à cultura do inhame e inovações tecnológicas realizadas pelo Guia e seus parceiros como o Funcred, Seagri, Sebrae, BNB, secretarias municipais das prefeituras envolvidas e associações de produtores; exposição da arte dos artesãos da região e produtos de empresas agrícolas.

Na manhã de hoje, no Espaço Cultural da cidade o coordenador técnico do Funcred, Wilson Lopes, fez uma apresentação dos serviços oferecidos pelo Fundo para empreendedores de pequenos negócios.

O festival faz parte das atividades de apoio à comercialização do inhame. “O apoio que estamos dando é uma demonstração de que o governo de Alagoas acredita nesse projeto para a geração de emprego e renda nos municípios da região do Vale do Paraíba”, destacou a secretária gestora do Funcred, Genilda Leão.

Recursos

Por meio do Funcred, o governo de Alagoas firmou convênio com o Guia, para o repasse de recursos destinados à capacitação de aproximadamente três mil pequenos agricultores, segundo orientações técnicas decorrentes da implantação das unidades demonstrativas; divulgação de novos modos de consumo de inhame, promoção do associativismo e o cooperativismo visando promover uma melhor organização dos micro e pequenos produtores rurais, além de estimular o beneficiamento da produção a fim de agregar valor ao produto para a melhoria da comercialização.

O Guia é uma organização não-governamental, que tem como linha de atuação desenvolver um sistema de produção, beneficiamento e comercialização para a atividade de cultivo do inhame na região do Vale do Paraíba, a fim de observar e divulgar novas tecnologias para a cultura do tubérculo.

De acordo com José Galba, o festival é uma estratégia de ação coletiva e integradora que tem como horizonte a consolidação da atividade do inhame na região, organizando, criando, articulando e ampliando parcerias para o desenvolvimento sustentável da comunidade local.

Também são parceiros na realização do festival, a Secretaria Executiva de Agricultura, Banco do Nordeste, Sebrae e prefeituras dos municípios que compõem a micro região do Vale do Paraíba, especificamente, Cajueiro, Mar Vermelho, Paulo Jacinto, Chã Preta, Quebrangulo e Viçosa.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos