Educação, MEC e prefeituras assinam acordo para formar professores

Alagoas está dando mais um passo na melhoria da qualidade do ensino. Hoje, às 9h, na sede da 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), no Centro, o secretário executivo de Educação, José Marcio Malta Lessa, representantes do Ministério da Educação (MEC) e prefeitos de 17 municípios alagoanos assinam o acordo do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil).

A parceria garante que cerca de 180 educadores sem habilitação específica que atuam em creches e escolas que atendem crianças de zero a seis anos participem de um curso de formação à distância, com duração de dois anos. A iniciativa vale tanto para estabelecimentos públicos quanto para os privados sem fins lucrativos.

De acordo com a gerente do programa em Alagoas, Cristine Lúcia Ferreira, já está confirmada a presença de representantes dos municípios de Atalaia, Barra de São Miguel, Belo Monte, Canapi, Dois Riachos, Feira Grande, Girau do Ponciano, Ibateguara, Inhapi, Jaramataia, Limoeiro de Anadia, Mar Vermelho, Olho d’água do Casado, Pilar, São José da Laje, São Sebastião e Taquarana.

“É uma iniciativa que possibilitará que os educadores adquiram novos conhecimentos, e com isso, haja uma melhoria na qualidade do ensino”, ressalta Cristine. Recentemente, os formadores que atuarão em Alagoas participaram de uma capacitação em Brasília, e na próxima terça-feira (6) acontece a escolha dos 30 tutores nas sedes das Agências Formadoras de Arapiraca, Santana do Ipanema e União dos Palmares.

A previsão é que, ainda este mês, esses tutores participem de uma formação para executar da melhor forma o acompanhamento aos cursistas. O curso terá início em janeiro do próximo ano, com a fase presencial.

Formação

O Proinfantil é um curso de nível médio, modalidade normal, com recursos de educação à distância e encontros presenciais. A sua base é o Proformação, que em Alagoas já formou mais de mil educadores que atuavam em sala de aula sem diploma de magistério.

Diferente do Proformação, que atendia professores do ensino fundamental, o programa atende os que exercem docência na educação infantil (de zero a seis anos), seja titular ou auxiliar, esses últimos geralmente chamados babás, pajens, monitores e recreadores. Como o Proinfantil é desenvolvido à distância, a fase presencial acontece no início do semestre, durante as férias.

As funções são distribuídas entre os parceiros: o MEC fornece o material, a capacitação, o monitoramento, o acompanhamento e a avaliação do programa, enquanto o Estado disponibiliza os professores formadores e a equipe pedagógica, além de avaliar e monitorar as atividades. As prefeituras são responsáveis pelos tutores, alimentação e transporte para a fase presencial, reforço, encontro quinzenal e o monitoramento da agência. O Proinfantil atenderá inicialmente 10 Estados em todo o País.

Segundo o secretário executivo de Educação, José Márcio Lessa, o Estado não possui professores em condições de participar do programa, direcionado a pessoas que estão no exercício formal ou informal de professor de educação infantil sem diploma de magistério. Entretanto, este fato não impede, segundo o secretário, a participação e o empenho da secretaria na execução do Proinfantil.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos