Avião com cerca de 90 pessoas cai no Irã

Uma aeronave militar C-130, com cerca de 80 passageiros e 10 tripulantes, caiu em um bairro residencial da capital iraniana, Teerã, disse a polícia à agência de notícias Reuters. De acordo com o prefeito de Teerã, citado pela televisão por satélite Al Arabiya, todos os passageiros morreram.

"Todo mundo no avião morreu. Os corpos estão sendo retirados", afirmou, por sua vez, uma testemunha perto do local do acidente, que foi isolado pela polícia.

O C-130 chocou-se contra um prédio de dez andares no sul de Teerã, segundo a agência de notícias Isna. A rádio estatal de Teerã afirmou que 25 pessoas morreram e 15 ficaram feridas no prédio.

Sete moradores do prédio morreram asfixiados pela fumaça do incêndio, informou, por sua vez, Nasser Shabani, um comandante da polícia que se encontrava no local do acidente.

A aeronave caiu quando tentava fazer um pouso de emergência no principal aeroporto internacional de Teerã, o Mehrabad, no bairro de Yaftabad, que fica em meio a bairros residenciais muito populosos.

"Está horrível por aqui. É sufocante", disse à Reuters por telefone Shahram Alamdari, do Crescente Vermelho.

De acordo com a agência estatal de notícias Irna, 94 pessoas estariam a bordo. A agência Fars, semi-oficial, colocou o número em 106 e disse também que o total de vítimas deve ser alto, por se tratar de uma área densamente povoada.

A Irna disse que a maioria dos passageiros que se dirigia à localidade portuária de Bandar Abbas, no sul, era de jornalistas iranianos que cobririam exercícios militares na região.

O piloto havia notificado uma falha nos motores e solicitado um pouso de emergência no aeroporto internacional Mehrabad, de Teerã, disse a polícia à TV estatal.

O avião atingiu um prédio de apartamentos no bairro de Shahrak-e Towhid, habitado por militares e suas famílias. O bairro fica na rota do aeroporto.

"Eu estava sentado na minha loja quando vi um avião vindo na direção errada", contou um morador, que se identificou apenas como Mohsen. "Estamos acostumados a aviões, mas pensei: ‘Meu Deus, esse vai cair’. Então ele atingiu o prédio com uma grande explosão e com muita fumaça."

A polícia isolou a área, tentando afastar os preocupados moradores que tentavam cruzar a barreira.

A agência semi-oficial de notícias Fars disse que havia 106 pessoas a bordo do C-130 e citou fontes policiais segundo as quais o número de vítimas fatais pode ser elevado.

O comando militar não foi localizado para dar mais informações.

O último grande acidente aéreo no Irã ocorreu em fevereiro de 2003, quando um Ilyushin-76 caiu no sudeste do país, matando todos os 276 soldados da Guarda Revolucionária e tripulação a bordo.

Veja Mais

Irã envia dezenas de drones para atacar Israel

Autoridades israelenses consideravam que ataque iraniano era iminente depois que o governo do Irã prometeu responder ao bombardeio israelense na embaixada do Irã na Síria, que matou comandantes da Guarda Revolucionária.

Deixe um comentário

Vídeos