Disputa em Versos: Violeiros em busca do título de campeão

O XV Encontro dos Campeões do Repente, que se inicia, daqui há pouco, e irá até sexta-feira,16, no Armazém Uzina, localizado no bairro do Jaraguá visa aproximar a população da manifestação folclórica que é desafio da viola, prática conhecida nacionalmente e que se mantém viva graças ao esforço e abnegação dos próprios cantores.

“Os repentistas refletem, sem seus versos e em suas violas, a cultura, as expectativas e o modo simples do homem humilde. É uma manifestação popular rica e característica do nordeste e que teve seu valor reconhecido por grandes pesquisadores e escritores, a exemplo do teatrólogo Ariano Suassuna”, ressalta Eduardo Bomfim, secretário executivo de Cultura.

Nos três dias do encontro, os 20 cantadores classificados nas três eliminatórias realizadas este ano em Maceió, São Miguel dos Campos e Arapiraca, respectivamente, irão disputar a premiação do evento criando repentes com temas sorteados na hora da apresentação. Paralelo à disputa e com inspiração nas feiras livres, o encontro traz uma micro-feira com a presença de vendedores de cordel, raízes e plantas medicinais, garrafadas, comidas típicas, brinquedos de madeira, entre outras personagens que povoam o universo popular.

Participarão do encontro os instrumentistas Fernando Melo (Duofel), Ivan Vilela (violista) e Roberto Corrêa violista de coxo), que em apresentações individuais farão o encerramento das noites do evento.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos