UE adota plano para combate a Aids

A Comissão Européia adotou hoje um plano para combater a Aids entre 2006 e 2009 que insiste na prevenção, em particular entre os jovens, ante o avanço da epidemia no Velho Continente.

"Não devemos esquecer que o HIV-Aids continua sendo uma das primeiras causas de mortes evitáveis em escala mundial", disse o comissário europeu de Saúde, Markos Kyprianou, em um comunicado.

"Estou extremadamente preocupado com a queda da atenção dada à prevenção. Devemos alertar a educação, as relações sexuais e a utilização de agulhas e seringas esterilizadas e continuar agindo para o acesso universal ao tratamento e à eliminação de males como a transmissão de mãe para filho", acrescentou.

A Comissão, junto com os Estados-membros, os países vizinhos e o Centro Europeu de Prevenção e Controle das Doenças, apoiará a coleta e o tratamento de dados sobre a Aids para ajudar a criar um sistema de vigilância integrado, segundo o comunicado.

Bruxelas pretende favorecer o acesso aos cuidados médicos, especialmente aos coquetéis de anti-retrovirais, e os exames voluntários para "ajudar a reduzir a estigmatização e a exclusão social".

Fonte: Diário Online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos