Tudo pronto para o Festival Internacional de Cinema em Alagoas

O governador Ronaldo Lessa assistiu ontem, em palácio, um vídeo sobre o projeto-piloto da 1ª Mostra de Cinema Europeu e Latino Americano, que será realizado de 18 a 23 de março, no Centro Cultural e de Exposições, em Jaraguá.

O evento é uma promoção da Secretaria Coordenadora de Desenvolvimento Econômico, por meio da Superintendência de Fomento à Atividade Cinematográfica e Audiovisual e da Federação Européia de Audiovisual (Fera). Durante a mostra serão exibidos 35 títulos de cinema europeu e latino-americano, que deverão atrair 50 mil espectadores e mais de 80 convidados internacionais.

De acordo com o superintendente de Audiovisual, Chico de Assis, o objetivo da mostra é promover a diversidade de oferta de obras cinematográficas e viabilizar uma nova alternativa econômica no Estado, tendo como foco a produção audiovisual. A programação do evento inclui debates e conferências, sessões de película de 35 mm, sessões públicas de cinema e em circuito comercial.

Segundo Chico de Assis, a partir de janeiro até a véspera da abertura da mostra, serão realizadas diversas atividades, como seminários, worshops e projeções em praças públicas para a comunidade estudantil e universitária. Em fevereiro, haverá uma prévia da mostra, com projeções de filmes no Armazém Cultural, em Jaraguá, 12 projeções em escolas públicas, dois worshops no Centro de Estudo e Pesquisas Aplicadas (Cepa), dois worshops e seminários em faculdades e na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A abertura da mostra está prevista para as 20 horas do dia 18 de março, no Centro de Convenções. O evento se encerra no dia 22, com a entrega do Troféu Zumbi. Serão homenageados os cineastas Cacá Diegues, Celso Brandão, Guilherme Rogato, Daniel Filho, Sílvio Tlender, além da presidente da Fera, Liv Ulmman; o ex-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Enrique Iglesias; o embaixador do Brasil em Portugal, Paes de Andrade, e o ator alagoano Jofre Soares (in memorian). Entre os convidados esperados estão o ator egípcio Omar Sharif, que pretende gravar a cena de um dos seus filmes no Centro de Convenções.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos