ProJovem terá aula inaugural segunda-feira

Está confirmada para as 10h de amanhã, no Ginásio Presidente Fernando Collor, no Trapiche, a aula inaugural do Programa de Inclusão de Jovens (ProJovem), coordenado pela secretaria-geral da Presidência da República.

O programa é efetivado na capital através de convênio com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), que atende, neste primeiro momento, cerca de 3.100 jovens da faixa etária de 18 aos 24 anos.

O ProJovem visa oferecer a formação básica, da 5ª a 8ª série do ensino fundamental, qualificação profissional, ação comunitária e inclusão digital. Nesse aspecto, a equipe de assistentes sociais da secretaria municipal de Educação (Semed), ficará responsável pela identificação das atividades existentes nas comunidades onde os estudantes estão inseridos. Depois disso, os alunos serão estimulados a participar das ações comunitárias. Além disso, o contato dos estudantes com a informática será feito através dos laboratórios de informática existentes em algumas escolas do município, além do Infomóvel, o laboratório móvel de informática da Semed, o qual deverá ser entregue no início do próximo ano.

A aula inaugural da próxima segunda-feira servirá para confirmar o dia 3 de janeiro como a data que terá início o curso de formação dos jovens. “Neste período, os alunos do ProJovem serão encaminhados para as agências da Caixa Econômica Federal para abertura de conta, através da qual vão receber os R$ 100 referentes a bolsa a ser paga pelo governo federal, conforme previsto no convênio assinado pelo município com a presidência da República”, explica a coordenadora do ProJovem junto à Semed, Tereza Neuma Barbosa.

Apesar de as aulas começarem no início do próximo mês, Tereza Neuma lembra que as matrículas dos jovens inscritos no programa ainda poderão ser feitas na sede da Semed até o final de janeiro. Conforme suas explicações, os jovens sofrerão prejuízo, apenas, de conteúdo, não sendo penalizados com relação a margem de freqüência do curso, de 75%. As aulas do programa serão ministradas em 40 núcleos de ensino da capital, os quais estão ligados a oito escolas de rede municipal de ensino. O objetivo é proporcionar aos jovens a condição de ensino próximo a suas residências

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos