Encontro debaterá alternativas para retirar crianças das ruas de Maceió

Elaine RodriguesUbirajara Ramos, Luís Abílio e Jurandir Bóia discutem situação dos meninos de rua

Ubirajara Ramos, Luís Abílio e Jurandir Bóia discutem situação dos meninos de rua

O secretário executivo de Inserção e Assistência Social, Jurandir Bóia, anunciou o encontro que está sendo planejado para discutir medidas que retirem as crianças das ruas de Maceió. A reunião deverá ocorrer na próxima semana, com a participação de entidades que cuidam das crianças, a prefeitura de Maceió e com promotores do Ministério Público.

De acordo com Jurandir Bóia, somente na praça dos Martírios, próximo ao Palácio do Governo e da sede da Prefeitura de Maceió, existem cerca de 40 crianças, que também são dependentes de drogas, principalmente da cola de sapateiro.

“Nós não podemos ficar alheios, omissos ou coniventes com essa situação. Vamos discutir esse problema social, que não pode ser solucionada com uma ação da polícia, mas com políticas adequadas”, explicou o secretário, dizendo também que as ações serão implantadas em 2006.

Para o promotor Ubirajara Ramos, do Núcleo da Criança e do Adolescente, a ação também precisa do apoio de uma instituição pública que trate as crianças e adolescentes vítimas das drogas. “No Estado de Alagoas não existe nenhuma instituição para tratamento de jovens com envolvimento com as drogas”, alerta.

Complexo Humberto Mendes

Atualmente, o Complexo Educacional Humberto Mendes atende 32 crianças vindas das ruas, que têm acesso a aulas de informática e à educação. “O Complexo ainda tem deficiência na área de informática e vamos implantar uma fábrica de vassouras para formar os jovens com uma profissão”, disse Jurandir Bóia.

Ainda de acordo com o secretário, também serão implantados uma padaria e uma marcenaria no Complexo Educacional Humberto Mendes. “Não atenderá todas as crianças de ruas de Maceió, por isso vamos avaliar a construção de outras instituições”, afirmou, explicando que a saída para as crianças deve ser baseada em educação, formação profissional e assistência à saúde.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos