Professores são capacitados para lidar com a homossexualidade em sala de aula

Começou hoje o primeiro encontro de capacitação sobre o homossexualidade em sala de aula. A reunião é promovida pela entidade Astra Direitos Humanos e Cidadania GLBT e será realizada até a próxima quinta-feira, no auditório do Sindicato dos Servidores da Prefeitura, Centro de Maceió.

O projeto foi criado em 2004, por grupos de gays, lésbicas, bissexuais e transsexuais, motivados pela discriminação e preconceito aos jovens homossexuais nas escolas. “Em fevereiro de 2005 começamos a executar o projeto em três capitais, Maceió, Aracaju e Salvador, envolvendo estudantes de 10 a 24 anos, que cursavam o Ensino Médio’, diz Tatiane Araújo, coordenadora do projeto.

Em Maceió, o projeto é aplicado em quatro escolas estaduais, Geraldo Melo, no Graciliano Ramos; Adeilza Maria de Oliveira, em Chã da Jaqueira; Rodriguez de Melo, no Prado; e Premen, no CEAGB. “Fizemos visitas às escolas e começamos a capacitação, depois faremos visitas às escolas e debateremos questões ligadas à sexualidade em grupos de trabalho”, explica Tatiane Araújo.

O objetivo do grupo é formar os professores, que poderão passar as questões ligadas à sexualidade aos alunos, sem preconceitos. “Nossa sociedade ainda é machista e quando tem um ou dois homossexuais na sala é motivo de gozação”, relata o professor de Ciências Carlos Souza, da Escola Adeilza Maria de Oliveira.

O professor diz ainda que essa primeira palestra serviu para que ele ampliasse os conhecimentos sobre a sexualidade humana, conhecimentos que serão utilizados em sala de aula. “Eu ainda tinha um pouco de preconceito, que acabou hoje. Agora tenho mais preparação e argumento”, explica.

O encontro

Com palestras sobre direitos sexuais, diversidade sexual, questões de gêneros e identidade de gêneros, o encontro será realizado até a próxima quinta-feira.

Entre os palestrantes e participantes, estão a assistente social Edjane Santos, a coordenadora do Fórum de Mulheres de Alagoas, Terezinha Ramires, o técnico da coordenação municipal de DST/Aids, Marcelo Cristiano e o presidente da ABGLT, Marcelo Nascimento.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos