Polônia adia retirada de suas tropas do Iraque

O governo da Polônia anunciou nesta terça-feira que pretende prorrogar o prazo de sua retirada militar do Iraque até o final de 2006.

A decisão do novo governo conservador reverte o plano do governo anterior, de esquerda, de trazer suas tropas de volta para a casa no início do ano que vem.

A Polônia, forte aliado dos Estados Unidos, tem cerca de 1.500 soldados no Iraque, integrando as forças de coalizão lideradas pelos americanos.

Outros aliados dos Estados Unidos, como Bulgária, Hungria e Ucrânia já decidiram retirar seus soldados do Iraque.

Porém, o primeiro-ministro Kazimierz Marcinkiewicz, eleito em eleições parlamentares realizadas em outubro, pediu ao presidente polonês para manter os soldados do país em solo iraquiano por mais um ano.

"Esta é uma decisão muito difícil, mas vamos levar em consideração o fato de que o mandato das forças de estabilização da ONU foi estendido para todo o ano de 2006 e, além disso, existem pedidos fortes das autoridades iraquianas de que continuemos ali", afirmou.

O contingente polonês seria cortado para 900 soldados em março e redirecionado para o treinamento de tropas iraquianas, segundo o ministro da Defesa da Polônia.

Fonte: BBC

Veja Mais

Irã envia dezenas de drones para atacar Israel

Autoridades israelenses consideravam que ataque iraniano era iminente depois que o governo do Irã prometeu responder ao bombardeio israelense na embaixada do Irã na Síria, que matou comandantes da Guarda Revolucionária.

Deixe um comentário

Vídeos