Sérvia vence prova feminina da São Silvestre

A atleta Olivera Jevtic, de Sérvia e Montenegro, venceu neste sábado a corrida de São Silvestre, nas ruas de São Paulo. Jevtic desbancou as atletas quenianas, que venceram em 2003, com Margaret Okayo, e em 2004, com Lydia Cheromei.

O segundo lugar ficou com Rose Cheruiyot, do Quênia, seguida pela etíope Bizunesh Bekele. A brasileira Lucélia Peres foi a quarta colocada.

No início da prova, Rose Cheruiyot se destacou no pelotão de elite, ao lado da etíope Bizunesh Bekele. A brasileira Lucélia Peres, no entanto, conseguiu se manter próxima das líderes.

Cheruiyot manteve o ritmo forte em todo o trajeto, de 15 km, inclusive na subida da avenida Brigadeiro Luís Antônio. No entanto, quando restavam menos de 2 km, Jevtic deixou Cheruiyot para trás e ficou na frente até o final.

Pela vitória, a atleta da Sérvia e Montenegro vai receber o prêmio de R$ 21 mil. Jevtic marcou o tempo de 51min38s. Foi a segunda vitória de Jevtic na São Silvestre –ele venceu também em 1998.

O recorde da prova feminina é da queniana Hellen Kimayio, que venceu a prova de 1993 cravando o tempo de 50min26s. A última vitória brasileira foi com Marizete Rezende, em 2002.

A disputa da prova masculina tem largada prevista para 17h. O queniano Robert Cheruiyot, atual campeão da prova, é um dos favoritos na edição deste ano.

Para 2006, a organização da prova estuda a possibilidade de fazer a largada da elite feminina pouco antes das 17h por causa do calor. Atualmente, as mulheres iniciam a disputa por volta das 15h15.

Fonte: Folha

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos