Estudantes da Ufal retornam às aulas na segunda-feira

Sem aulas desde o dia 27 de setembro, quando os professores aderiram a uma greve nacional, cerca de 12 mil estudantes devem voltar à Universidade Federal de Alagoas nesta segunda-feira, dia 2. Na volta às aulas, os alunos encontrarão novidades, como a aula aos sábados.

A incorporação dos sábados aos dias letivos do calendário acadêmico foi uma proposta da reitora Ana Dayse Dórea, para que seja possível terminar o ano letivo no dia 25 de março. Com esta novidade, os professores poderão adiantar o conteúdo das disciplinas em mais um dia na semana, em que a carga horária também será contada.

Para auxiliar os estudos, a Biblioteca Central terá o horário ampliado aos sábados, quando funcionará até as 18h, e o Restaurante Universitário também ficará aberto durante todo o dia.

Avaliação

Para o presidente da Associação dos Docentes de Alagoas, Antônio Passos, a avaliação da greve não é boa, já que as negociações foram suspensas e o governo enviou um Projeto de Lei ao Congresso, sem um acordo com os professores. “A única reivindicação aceita foi a da inclusão de mais uma classe de professores, a de ‘professores associados’, mas que deixou de fora uma grande parcela dos docentes”, afirmou.

A inclusão dessa nova classe servirá para que a carreira dos professores não fique estagnada, mas somente poderá passar para esta nova classe quem tiver doutorado e, no mínimo, dois anos no cargo.

Entretanto, em relação ao reajuste salarial, o governo ofereceu 9,75% de aumento, não atendendo a reivindicação dos grevistas, de 18%.

Aulas

Na reunião do Conselho de Pesquisa e Extensão da Ufal, quando ficou definido o novo calendário acadêmico, os professores se comprometeram em fazer uma retrospectiva dos assuntos nas primeiras aulas, para não prejudicar os estudantes que ficaram mais de três meses sem aulas.

Outra medida que será adotada pelos docentes será a de não aplicar provas ou testes nas primeiras duas semanas de aula.

Os novos alunos que estão fazendo as provas do Processo Seletivo Seriado da universidade começarão a ter aulas no dia 17 de abril.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos