Sharon abre os olhos, mas ação pode ser apenas reflexo

O primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, 77, moveu as pálpebras e abriu os olhos por alguns segundos hoje pela primeira vez após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), termo técnico para designar um derrame, no último dia 4, informaram médicos do Hospital Hadassah, em Jerusalém.

No entanto, segundo os médicos, o significado clínico dos movimentos ainda não está claro, já que o movimento dos olhos de Sharon pode ser uma "ação involuntária" que não significa que ele esteja saíndo do coma.

A rádio israelense informou, no entanto, que familiares de Sharon que permanecem em vigília em seu quarto no hospital afirmam que os olhos do premiê pareceram seguir o movimento ocorrido no quarto.

Sharon está em coma há 12 dias após sofrer um grave derrame cerebral. Médicos temem que ele não retome a consciência.

O Hospital Hadassah, que a princípio negou que Sharon tivesse aberto os olhos, divulgou um comunicado informando que os familiares interpretaram "movimentos de pálpebras" de Sharon como uma abertura de olhos.

Segundo o comunicado do hospital, o "significado clínico" dos movimentos "não é claro" neste momento.

Traqueostomia

Ontem, Sharon foi submetido a uma traqueostomia [intervenção cirúrgica para facilitar a respiração] que, segundo o hospital, correu "sem problemas".

Devido à traqueostomia, que foi feita sob anestesia geral, o oxigênio vai entrar no organismo de Sharon por meio de um orifício no pescoço e não pelo tubo de plástico que estava introduzido na boca do primeiro-ministro.

O procedimento vai ajudar Sharon a superar uma deficiência respiratória e a ser mais independente em relação à máquina respiratória que está ligado desde que sofreu a hemorragia cerebral, no dia 4.

"Quando pensamos que um paciente vai estar entubado por vários dias, é conveniente fazer uma traqueostomia", disse o neurocirurgião Félix Umansky, responsável pelo tratamento de Sharon.

Fonte: Folha Online

Veja Mais

Irã envia dezenas de drones para atacar Israel

Autoridades israelenses consideravam que ataque iraniano era iminente depois que o governo do Irã prometeu responder ao bombardeio israelense na embaixada do Irã na Síria, que matou comandantes da Guarda Revolucionária.

Deixe um comentário

Vídeos