Homem que pesa 550 quilos tem taxa de colesterol baixa

Manuel Uribe, um mexicano que pesa 550 quilos, é uma incógnita para a ciência médica, porque, apesar do grande acúmulo de gordura, seus níveis de colesterol e de açúcar no sangue estão dentro das normas de uma pessoa saudável.

ENTREVISTA

"Passei por muitas análises e saio mais saudável que uma pessoa normal", disse Uribe, em entrevista à EFE.

O homem de 40 anos tem assombrado os médicos que o examinam, porque ultrapassa muito seu peso corporal ideal e não tem nenhum dos transtornos comuns da obesidade mórbida.

"Sempre fui saudável, mais do que uma pessoa normal, disseram-me os diversos médicos que me trataram", afirmou Uribe.

De acordo com todos os cânones médicos, uma pessoa que tem obesidade mórbida deve sofrer diabetes, aumento do colesterol e do ácido úrico, assim como hipertensão arterial.

"A obesidade mórbida diz respeito a pacientes que estão a partir de 50% acima de seu peso corporal ideal", disse o especialista Manuel González Ceniceros, que dirige uma clínica especializada em emagrecimento.

O especialista destacou que esse tipo de obesidade se torna crônica, e é associada a vários transtornos que tendem a se agravar.

"Os pacientes melhoram, quase sempre, quando a obesidade é tratada adequadamente", disse González Ceniceros.

O especialista mencionou que existem fatores genéticos que podem produzir a obesidade, e acredita-se que os genes determinam 33% do peso corporal, mas isto varia de pessoa para pessoa.

Além disso, doenças como o hipotireoidismo e alguns transtornos neurológicos podem causar um excessivo aumento de peso, assim como algumas drogas, entre elas os esteróides e os antidepressivos.

Devido a seu peso de mais de meia tonelada, Uribe foi abandonado pela esposa e se refugiou na casa da mãe, onde vive praticamente isolado do mundo, já que para se movimentar precisa recorrer a um guindaste e a um transporte especial que um amigo deu a ele de presente.

Nos últimos dois anos, Uribe praticamente não saiu de casa. Está prostrado em uma cama e é ajudado pela mãe.

Uribe disse que seu problema começou em 1992, quando "começou a engordar", pois até essa época pesava 130 quilos, mas reconhece que comia mais do que o normal.

Manuel trabalhava em diversas cidades dos Estados Unidos, onde comprava peças de carro usadas para revendê-las na cidade de Monterrey, capital do estado de Nuevo León.

"Depois, parei de comer carboidratos, carnes e calorias, e comecei a comer mais verduras, tentando mudar. Mas nada, continuei engordando", acrescentou, com certa tristeza.

Como as pernas de Uribe continuaram acumulando gordura, seus amigos organizaram uma festa para reunir US$ 10 mil para uma operação de retirada de gordura.

"Os médicos tiveram medo de me operar, e, além disso, pediam-me mais dinheiro", disse.

Uribe disse que passou por diversos exames nos Estados Unidos, e não encontraram a razão pela qual continuava ganhando peso.

O mexicano afirma estar disposto a se submeter a qualquer tratamento para de poder emagrecer.

O secretário de Saúde do estado de Nuevo León, Gilberto Montiel, visitou Uribe e disse que o Governo atenderá seu caso.

"Viemos pedir sua autorização para realizar uma série de exames médicos, de sangue, e revisar para ver se tem algum tipo de infecção", disse Montiel a Uribe durante a entrevista.

O secretário mencionou que será feita uma análise integral para buscar os problemas metabólicos que provocaram o aumento de peso.

"Buscaremos as causas que possam estar precipitando este problema e determinar se é preciso um tratamento específico", afirmou Montiel.

Uribe tem consciência de que, se continuar como está, seus anos de vida serão cada vez mais curtos. "Quero continuar vivendo", disse.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos