Direitos Humanos nos presídios é discutido em Fórum Estadual

Acontece nesta terça-feira (24) o Fórum Estadual do Projeto Direitos Humanos em Cena 3. O evento tem como objetivo apresentar os resultados das oficinas de arte, onde foram utilizadas práticas de teatro interativo para promover os direito humanos nas unidades prisionais, e discutir os problemas enfrentados pelos agentes penitenciários do Estado de Alagoas.

O projeto Direitos Humanos em Cena 3 é desenvolvido pela organização não-governamental Peoples’s Palace Projects e financiado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça. Através dele, cerca de 150 profissionais do Sistema Prisional Alagoano foram capacitados através de aulas de expressão corporal e trabalharam na construção de uma peça teatral que desencadeasse um processo educativo e reflexivo para explicitar os problemas vividos dentro do universo prisional.

De acordo a coordenadora do projeto, Rose Dalney, o Fórum Estadual pretende promover o diálogo entre os servidores do Sistema Prisional, autoridades e a sociedade em geral. “O Fórum é aberto à população e vai ser realizado através de uma mesa informal. A nossa proposta é abrir o diálogo quanto os problemas enfrentados pelos profissionais que trabalham de forma direta na ressocialização de presos, que são os agentes penitenciários”, diz.
Entre os problemas citados nas oficinas, realizadas no mês de outubro em Alagoas, os agentes penitenciários destacaram como principais empecilhos para o exercício pleno da profissão a falta de uma identidade profissional, de vínculo empregatício e assistência psicológica.

Foram convidados a participar do debate pessoas ligadas à segurança pública de Alagoas e demais envolvidos com a causa penitenciária. “O objetivo desta discussão é mudar o olhar de quem faz política pública e em seguida da população em geral. As pessoas precisam se conscientizar que o sistema prisional faz parte da nossa vida e por isso precisa ser mais cuidado”, ressaltou Rose Dalney.

O Fórum Estadual de Direitos Humanos em Cena 3 é aberto ao público e acontece às 15h no auditório da Academia de Polícia Militar de Alagoas, no bairro do Trapiche.

Projeto

Alagoas foi um dos seis estados escolhidos pelo Depen para trabalhar com o Projeto Direitos Humanos em Cena 3. A escolha foi de acordo com o perfil de cada sistema prisional.

Os grupos formados nos seis estados participam em dezembro do ano passado do Fórum Nacional, onde todos os representantes dos estaduais puderam interagir sobre a realidade de cada sistema penitenciário, trocando experiências e discutindo soluções para os problemas.

O People’s Palace Projects é uma ong que utiliza a arte para formar e implementar projetos de desenvolvimento social, com foco especial para os direitos humanos, junto com agências governamentais e sociedade civil.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos