Grupo de arte capacita agentes penitenciários

Luis Vilar

Polyanna RochaGrupo trabalha com a realidade dos agentes e detentos

Grupo trabalha com a realidade dos agentes e detentos

A Ong Direitos Humanos em Cena 3 estará dando seguimento ao curso de capacitação de agentes penitenciários por meio da arte, na tarde de hoje, na Academia da Polícia Militar, no bairro do Trapiche.

Durante toda a manhã, o grupo – dirigido pelo teatrólogo Tom Pires – montou e ensaiou performances baseadas nas experiências dos agentes dentro do sistema prisional de Alagoas. “Nós vamos a campo e com base nas informações colhidas começamos a trabalhar formas de dialogar com os agentes e inseri-los dentro de um contexto que permita a capacitação e a mudança”, explica.

Desde que iniciaram o curso, em 2005, mais de 100 agentes penitenciários já passaram por este tipo de capacitação, que faz parte de um projeto apoiado pelo Governo Federal e da Loteria Britânica de Londres. A Direitos Humanos em Cena já trabalhou em outros estados do Brasil, como Ceará e Rio de Janeiro.

“Esta proposta visa retratar de uma forma diferente os problemas vivenciados tantos pelos agentes como pelos reeducandos, no cotidiano. Além disto, o curso traz uma visão diferente de como tratar estas questões de forma mais humana”, destacou a psicóloga do sistema prisional de Arapiraca, Liliana Fábia Gomes de Oliveira.

A Ong desenvolve os trabalhos desde 2001 e sempre focada nos agentes penitenciários e na população carcerária. “O interessante é que sempre temos conseguido uma resposta a partir do momento em que trabalhamos diretamente com a necessidade destes funcionários”, destacou Tom Pires.

O encontro de hoje a tarde – previsto para às 16 horas – vai reunir agentes penitenciários e autoridades no auditório da Academia da Polícia Militar para assistir as performances do grupo e debater os principais problemas do sistema penitenciário de Alagoas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos