Instituto da Mulher fará parceria com o projeto Pitanguinha Minha Vida

Medida garantirá inserção de vítimas da violência no mercado de trabalho

O Instituto da Mulher, órgão vinculado à Diretoria-Geral de Polícia Civil, firmará nos próximos dias uma parceria com o projeto “Pitanguinha Minha Vida” com o objetivo de capacitar e inserir no mercado de trabalho mulheres vítimas de violência em Maceió.

A reunião para definir as diretrizes para a concretização do projeto de parceria ocorreu nesta terça-feira, entre a diretora do instituto, Rebeca Tenório, e a coordenadora do projeto Pitanguinha Minha Vida, Hélia Coelho da Paz.

O trabalho contará ainda com a participação da área de assistência social ligada ao Palácio do Governo, por meio da técnica Waldíria Rickim, e da colaboração das técnicas do Instituto da Mulher Sandraney Souza e Paola Cavalcante, que coordenarão o trabalho de triagem para escolher as primeiras 25 mulheres a serem beneficiadas com a capacitação.

“Essa parceria deverá ser assinada nos próximos dias pelo diretor-geral de Polícia Civil, Robervaldo Davino, e é mais um passo que o governo de Alagoas dá no trabalho de cidadania para a inserção no mercado de trabalho de pessoas que estão à margem do processo de desenvolvimento”, destacou Rebeca Tenório.

De acordo com ela, o trabalho terá enfoque em mulheres violentadas em seu lar e desprovidas de noção de seus direitos enquanto cidadãs, analfabetas ou semi-alfabetizadas, para que elas tenham condições de sobreviver desenvolvendo aptidões relacionadas a uma área de atividade, quer seja artesanato, cabeleireira, reciclagem e outras.

“O trabalho visará, sobretudo, devolver a auto-estima a essas mulheres, para desenvolver a profissão escolhida. Em um segundo momento, as ações envolverão também o Inepro, órgão vinculado à Secretaria Executiva de Educação, voltadas para capacitação profissional”, completou.

Segundo os primeiros levantamentos feitos pelas técnicas do Instituto, as mulheres com o perfil de vítimas de violência no lar residem em bairros como Vergel do Lago, Chã da Jaqueira; grotas do Benedito Bentes, Tabuleiro do Martins e Jacintinho, e estão na faixa etária entre 18 e 43 anos.

A coordenadora do Projeto Pitanguinha Minha Vida, médica Hélia Coelho da Paz, reforçou a importância da parceria. “É um trabalho de amplo alcance social, porque proporcionaremos apoio e cidadania a essas mulheres”, disse. Hélia Coelho atua no projeto desde 1986 e desenvolve com a comunidade do bairro da Pitanguinha ações de preservação do meio ambiente e reciclagem de lixo, com ampla experiência na inserção social de pessoas excluídas no mercado de trabalho.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos