Secretário de Ressocialização apresenta proposta de ampliação de presídios

O secretário executivo de Ressocialização, tenente-coronel Aurélio Rosendo, apresentou hoje, ao governador interino Luis Abílio, uma proposta para ampliação em módulos nos presídios do Baldomero Cavalcanti, em Maceió, e desembargador Luis Oliveira de Sousa, localizado no município de Arapiraca. O projeto consiste na construção de 20 celas, com capacidade para dez presos no Baldomero e dez para o Luis Oliveira.

De acordo com o secretário, o complexo penitenciário de Alagoas conta com uma população carcerária de 1.739 reeducandos. Com a construção destes módulos serão criados novos mecanismos de controle e guarda dos reeducandos, proporcionando equilíbrio e segurança nas ações de gerenciamento, controle e disciplina das unidades e inibindo as ações de evasão e rebeliões.

Durante a reunião, que contou ainda com a participação dos secretários coordenador de Justiça e Defesa Social, Paschoal Savastano, e do Planejamento, Márcio Pinto, Luis Abílio solicitou que seja dado andamento no processo do projeto de construção dos módulos, junto ao Serveal e à Procuradoria Geral do Estado, para que, quando houver a definição da situação financeira, a proposta já tenha sido adiantada no que se refere à parte burocrática.

Aurélio Rosendo informou que a secretaria tem buscado desenvolver projetos de ocupação para os presos, lembrando que 400 detentos estão sendo alfabetizados e 200 estão estudando o ensino fundamental. “Além disso, já está em funcionamento uma horta e, para fevereiro, está prevista a realização de um projeto em parceria com a Secretaria Executiva de Agricultura, para os reeducandos na área de piscicultura”.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos