Acenda uma Vela – filmes em vela de jangada

A ONG Ideário – Comunicação e Cultura iniciou o ano de 2006 trazendo mais uma novidade em circuito de cinema para Alagoas: trata-se do Projeto Acenda Uma Vela, cujo objetivo principal é o de promover exibições audiovisuais em localidades praianas, utilizando como suporte as velas de jangada.

Para tanto foram escolhidas quatro localidades da faixa litorânea do estado, Dentre as localidades escolhidas estão as cidades de Maragogi, Porto de Pedras e Marechal Deodoro, além da Vila Jaraguá, Posto 7 e Garça Torta, em Maceió.

Estes eventos têm caráter performático e educativo, com acesso gratuito do público. Os filmes são exibidos à beira-mar e beira de Lagoas, nas velas de embarcações. Estas exibições se dão acompanhadas de preleções e as vezes debates sobre os conteúdos exibidos, tendo como tema a cultura popular brasileira, com enfoque especial na cultura nordestina e, mais especificamente, na alagoana, relação do homem com o mar e experiências em que a utilização criativa de elementos da cultura popular se constituiu em fator de geração de renda e afirmação da identidade cultural. As velas de jangadas são exclusivamente o suporte que serve de tela para exibição dos filmes.

A intenção da ONG Ideário é produzir benefícios culturais e sociais nestas comunidades, tais como a formação de platéias para o cinema brasileiro, em especial o cinema nordestino e afirmação dos valores da cultura regional e nacional.

Esta ação faz parte da trajetória de cinema itinerante de Hermano Figueiredo. Para o curador do projeto, a escolha dos panos de embarcações acontece pelo fato da vela de jangada ser uma superfície branca è também um importante ícone da cultura nordestina. As embarcações são, além de peças utilitárias para o oficio da pesca, espaços emblemáticos de uma cultura que rica em significados.

O projeto teve início no dia 29 de dezembro, com exibições na Vila de Pescadores, em Jaraguá. Desde então foram realizadas exibições em Massagueira (05/01) e dias 06 a 18 de janeiro o projeto fez uma itinerância no Litoral Norte (Porto de Pedras e Maragogi). No dia 31 de janeiro e o dia 07 de fevereiro são os dias de Marechal Deodoro. Na Garça Torta está prevista para o dia 03 de fevereiro.

A finalização do projeto está prevista para o dia 11 de fevereiro, no Posto 07, com um evento que pretende ter grande impacto na cidade, onde serão exibidos os diversos filmes que foram mostrados nesta temporada, em especial será lançado o filme A ÚTLIMA FEIRA, de Hermano Figueiredo e também será exibido um resumo do registro videográfico desta itinerância audiovisual.

Este momento constitui-se num espaço diálogo onde se pode re(vê)ler a história; discutir a contemporaneidade, num cinema que fala da grande vida brasileira; que faz rir e faz chorar, distrai e faz pensar.

Os Filmes mais exibidos nessas mostras são: Mirante Mercado de Alagoas – Retrato pintado do Ceará – Negócio fechado de Minas Gerais – Deus me livre de Minas Gerais – A morte do rei de barro de Pernambuco – Momento Trágico de Brasília, entre outros filmes. São filmes para todos os gostos e de todos os lugares do Brasil!

Hermano Figueiredo

Uma das principais lideranças do Movimento Cineclubista Brasileiro, começou suas atividades em Recife/PE, na década de setenta, organizando sessões de cinema de arte.

Promove ações democratizantes do cinema e vídeo, num trabalho político e performático. Tem realizado constantes projetos de exibição de filmes pelo Brasil afora, utilizando como tela, redes de dormir, paredes, velas de embarcações e até os corpos das pessoas.

É Diretor de Relações Institucionais da ABD, Associação Brasileira de Documentaristas e Vice-presidente do Conselho Nacional de Cineclubes. Atua na ONG Ideário.

Entre outras realizações, é diretor dos curtas: "São Luís Caleidoscópio”; "Choveu, e Daí?"; "O que Vale no Vale"; “A Última Feira” e do média metragem “Mirante Mercado”

Exibindo filmes numa espécie de “corpo a corpo” e “olho a olho” com o público, Hermano Figueiredo expressa sua estética interativa-reflexiva, e chama atenção da necessidade de canais de difusão para a produção audiovisual brasileira.

A Realizadora do projeto – IDEÁRIO

A Ideário é uma ONG, atuante em Alagoas, nas áreas de cultura e comunicação. É formada por profissionais que acreditam na força de seu trabalho, gerando significados e ampliando consciências.

Tem como missão, produzir e socializar conhecimentos através das linguagens artísticas e meios digitais, contribuindo para a diversidade cultural e transformação social.

Participa do Programa Cultura Viva do MINC, atua na Comunidade de São Francisco de Paula (Grota do Arroz), como Ponto de Cultura, gerando acesso a informações e incentivo ao protagonismo juvenil.

Executou em parceria com a UFAL, o Projeto Letraviva, de incentivo à leitura e produção de livros infanto-juvenis.

Produz vídeos, livros educativos e culturais que valorizam a cultura popular e difundem informações relevantes para a construção e afirmação da cidadania.
Mais informações no site www.ideario.org.br

Fonte: Com assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos