Governo de Alagoas propõe equiparação e reajuste de 40% nos salários de policiais civis

O governador interino Luis Abílio propôs aos representantes do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), em reunião realizada hoje, em palácio, reajuste de 40% nos subsídios da categoria, índice que equipara o salário da parte operacional à parte especializada da Polícia Civil, no caso o Tigre (Tático Integrado de Operações Policiais) e da Oplit (Operação de Policiamento Integrado).

De acordo com a proposta do governo de Alagoas, se aceita pela categoria, o incremento nos subsídios será aplicado no mês de junho deste ano. Dessa forma, o governo descarta os 12% propostos anteriormente, escalonados em 6% para janeiro (retroativo) e 6% para maio, e atende a uma antiga reivindicação do Sindpol de equiparar os subsídios da parte operacional da Polícia Civil com a especializada.

“É uma proposta que praticamente cobre todo as defasagens salariais da parte operacional dos policiais civis de Alagoas em pelo menos cinco anos”, destacou Abílio na reunião. A proposta foi bem recebida pelos sindicalistas presentes à reunião e será levada para assembléia da categoria que deverá ser realizada nos próximos dias.

Antecipação

Outra proposta surgida durante a reunião foi a de antecipação de parte do índice de 40% que seria aplicada em junho, para ser aplicada já nos salários do mês fevereiro ou mesmo uma tabela de escalonamento até junho.

“O governo não pode garantir a execução dessa proposta, porque tem que consultar antes a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para evitar empecilhos jurídicos, já que se trata de matéria de antecipação de equiparação salarial”, informou o secretário executivo de Recursos Humanos e Patrimônio, Valter Oliveira.

A proposta será discutida por Luis Abílio, Valter Oliveira e a PGE e, nesta sexta-feira, pela manhã, o governo dará um posicionamento definitivo sobre se pode ou não antecipar parte dos 40% propostos na reunião.

De acordo com Valter Oliveira, o impacto na folha da Polícia Civil, com a proposta do governo, passará de R$ 5 milhões para R$ 8 milhões.

Dessa forma, o governo de Alagoas reabre as discussões e abre o canal de negociação para discutir as outras pautas da categoria.

Participaram da reunião o subsecretário de Administração, Recursos e Patrimônio, Marcelo Santana; o secretário coordenador de Justiça e Defesa Social, coronel Ronaldo dos Santos; o diretor-geral de Polícia Civil, Robervaldo Davino, e o secretário do Gabinete Militar, coronel Edmilson Cavalcante.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos