Abandono materno leva adolescente a prostituição na Favela Sururu de Capote

Há dois meses, três crianças e uma adolescente foram abandonadas pela mãe na favela Sururu de Capote. Após uma denúncia anônima feita ao Ministério Público dois conselheiros tutelares recolheram, na tarde de hoje, as meninas que estavam sozinhas num barraco em condições precárias.

Segundo a conselheira tutelar Gorete de França, o Ministério Público recebeu uma denúncia afirmando que a senhora Misraim Santos Silva abandonou as quatro na favela Sururu de Capote desde dezembro do ano passado. Além disso, a adolescente de 13 anos, a mais velha, estaria se prostituindo para comprar alimentos para as irmãs.

“O Promotor Ubirajara Ramos pediu que o conselho tutelar fizesse uma busca na favela. Disse que se a denúncia fosse constatada, as meninas deveriam ser levadas para um abrigo”, afirma.

Quando os conselheiros chegaram na favela, as meninas com três, quatro, oito e treze anos estavam sozinhas num barraco, muito sujas e desnutridas. Elas também não tinham nenhum registro.

Segundo a vizinhança, elas recebiam doações dos amigos ou se alimentavam com restos de peixes estragados encontrados na beira da lagoa. Além disso, afirmaram que a mãe apareceu uma vez este ano, mas só levou a quinta filha porque ela havia se queimado e precisava de atendimento médico.

“A mãe abandonou todas e só veio aqui porque soube que a filha de 12 anos se queimou quando estava na cozinha. A mais velha cuida das outras e entra com os homens no barraco e depois aparece com um pouco de dinheiro para comprar comida”, destaca uma das vizinhas que não quis ser identificada.

O conselheiro tutelar Vandilson Barreto, conversou com as irmãs e depois as recolheu para levá-las até a casa de adoção e a casa de passagem. “As crianças vão ser levadas por medida de proteção e receberão um bom tratamento. A mãe será notificada pelo conselho tutelar e o processo será transferido para o Ministério Público”, disse.

Descaso

Semana passada, o conselho tutelar também recolheu duas irmãs-gêmeas de seis meses de vida, na favela Sururu de Capote. Elas foram encontradas em cima da cama e estavam há uma semana sem comida.

De acordo com a conselheira Gorete, a mãe era uma alcoólatra e deixava as recém-nascidas sozinhas em casa. “Elas estavam há uma semana sujas e desprotegidas. Uma foi levada ao hospital porque estava com pneumonia”, afirma.

A conselheira disse ainda que esses casos de abandono são comuns na favela. “Nossa função é zelar pela criança e pelo adolescente. Não podemos permitir que essa negligência continue. Por isso, a comunidade tem que ser parceira e denunciar esses casos”, destaca.

As gêmeas foram encaminhadas para a casa de adoção e no início dessa semana foram adotadas por uma família. A mãe biológica também foi notificada e pode ser condenada pela Justiça até dez anos de prisão.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos