Sesau apresenta planejamento para o Carnaval em Alagoas

Alagoas24horasDra. Josefa Melo Morais, secretária adjunta de Saúde

Dra. Josefa Melo Morais, secretária adjunta de Saúde

A coordenadora-geral das Ações de Saúde Pública da Secretaria Executiva de Saúde, Kátia Betina, recebeu a imprensa, agora há pouco, no auditório Arthur Ramos, para apresentar o planejamento do órgão para o Carnaval 2006 em todo o Estado.

Segundo a coordenadora, o carnaval de 2005 foi considerado um dos mais tranqüilos dos últimos anos no Estado e o objetivo deste ano é, no mínimo, repetir esta meta.

Durante a reunião, foi anunciada a distribuição de 450 mil preservativos em todo o Estado- destes, 250 foram fornecidos pelo Ministério da Saúde e 150 foram adquiridos pelo Governo do Estado.

Betina afirmou, ainda, que haverá um reforço nas equipes plantonistas da Unidade de Emergência Dr. Armando Lages e dos Minipronto-socorros, além do abastecimento do material de consumo, entre outras medidas.

Além do reforço no atendimento de urgência e emergência, serão disponibilizadas duas unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nas cidades de Barra de São Miguel e Francês, e uma outra unidade será designada para a região Norte do Estado, com base em Paripueira.

Durante a reunião, que contou com representantes do Samu, Unidade de Emergência, Minipronto-socorros, Hemoal, além do chefe-de-gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Antônio de Pádua, foi informado que as equipes do Samu serão responsáveis pela triagem nos atendimentos, que serão encaminhados, de acordo com a gravidade, para a UE ou minipronto-socorros .

Quanto aos estoques do Hemocentro de Alagoas, embora tenha sofrido um incremento de 40%, a carência ainda é uma realidade da instituição que atende a todos os hospitais do Estado.

Kátia Betina destacou, ainda, o número crescente de trotes recebidos pela central do Samu, que prejudica a eficiência da prestação do serviço, responsável pelo salvamento de milhares de vida. Betina informou que campanhas institucionais destacam a importância do serviço prestado pelo Samu, mas os trotes são uma dura realidade para os socorristas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos