Equipe do Ministério da Saúde inspeciona ações de tuberculose em Maceió

Secom/MaceióReunião debate estratégias de combate a tuberculose

Reunião debate estratégias de combate a tuberculose

O secretário municipal de Saúde, João Macário recebeu hoje a visita das técnicas Martha Cruz e Rosália Maia, do Programa de Combate à Tuberculose do Ministério da Saúde, acompanhadas do representante da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), Matias Villatoro.

Essa equipe inspeciona a estratégia de tratamento supervisionado e as ações de tuberculose em todas as capitais e algumas cidades específicas.

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Combate à Tuberculose, Martha Cruz, o objetivo das visitas – feitas a Maceió e a São Miguel dos Campos, também é verificar o fluxo de informações sobre a doença, dar agilidade à entrega de diagnósticos e avaliar como vem sendo feita a descentralização das ações para a atenção básica.

“Estamos verificando como essa estratégia tem se desenvolvido na atenção básica, área em que as ações chegam mais próximas da população, para que tenhamos condições de avaliar até que ponto evoluímos no controle da doença no país”, explicou Martha.

O secretário João Macário afirmou que há uma grande preocupação do município em relação ao controle da tuberculose que, a exemplo de doenças como a hanseníase e a filariose passaram a ter mais atenção dentro das ações da rede municipal de saúde, por afetarem, na maior parte dos casos, a população mais carente de Maceió.

“O município investiu na capacitação de profissionais, principalmente para o diagnóstico da doença, e vem assegurando a manutenção do tratamento não só com o acompanhamento de casos, mas também com a garantia de transporte e cestas básicas destinados àqueles pacientes que abandonam o tratamento por não ter o que comer ou como ir buscar o medicamento na unidade de saúde”, frisou o secretário.

Na reunião, a coordenadora do Programa no município, Vanessa Almeida, fez um relato das dificuldades encontradas desde o início da atual gestão para o desenvolvimento das ações do Programa, principalmente no que diz respeito ao estigma dos profissionais de saúde em relação à tuberculose – fator que vem sendo reduzido pouco a pouco, com as capacitações realizadas.

Vanessa ressaltou, no entanto, que foram registrados também alguns avanços nesses primeiros 13 meses de administração: 80% dos profissionais da rede pública de saúde do município já foram capacitados para o Programa; 44 das 65 unidades de saúde estão preparadas para o atendimento do paciente de tuberculose – antes eram apenas 13 – e 38 delas realizam o tratamento com medicação específica e acompanhamento.

Atualmente, também existe 20 postos de coleta de material (escarro) para o exame de baciloscopia; e, além da busca de sintomas, os profissionais já fazem o tratamento supervisionado. “Com essas ações direcionadas, já conseguimos alcançar um percentual de 63% de cura dos pacientes no município e temos reduzido pouco a pouco os índices de abandono de tratamento”, reforçou.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos